segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Por que essa obsessão em ser líder? Veja como isso afeta sua vida

O mercado para livros e palestras sobre liderança sofreu um grande ponto de inflexão na virada do século e explodiu. Desde então, uma indústria inteira surgiu ao redor do assunto. Isso se deve, em grande parte, ao fato de todos se enxergarem como líderes e  acharem que a liderança pode ser conquistada do dia para a noite facilmente.

"Os melhores líderes costumam ser grandes liderados inicialmente"

Quase todo mundo se vê como líder. Mas aonde estão os seguidores para tanto líder? A pressão social para que todos exerçam a liderança e - não só isso - também tenham que aprender a exercê-la, pode estar afetando a sua vida. 

Se todos são líderes, cadê os liderados?

Ser líder não é para qualquer um. Por mais que você goste de ter o poder de tomada de decisões e de impor suas vontades, a liderança é muito mais que isso. Ela traz consigo grande responsabilidade e risco atrelados que muitos não são capazes de administrar.

Essa foi uma valiosa lição que eu aprendi ao longo da vida. Mesmo na minha própria empresa eu não era líder em tudo. E não tem como ser: você precisa ter a humildade de reconhecer que seu conhecimento é limitado e, às vezes, você precisa saber ser liderado.

Eu já vi diversos casos de líderes que forçaram o seu caminho até a liderança e acabaram levando empresas do sucesso ao fracasso, por terem tomado uma série de decisões erradas. Claramente essas pessoas não estavam aptas a serem líderes.

E, de forma alternativa, existem diversas situações onde os liderados alcançaram um grande sucesso pessoal e profissional tanto para eles quanto para as empresas, mesmo sem nunca terem assumido uma função de liderança. Fizeram isso ao saberem ser bons liderados e terem um bom espírito de equipe. 



Grandes líderes foram discípulos por muito tempo

Se você quer ser um grande líder, precisa, primeiro, ser um grande liderado. Ainda que isso seja raramente dito nos livros de autoajuda, a história corrobora essa afirmação. Veja como grandes líderes iniciaram sua jornada:


  • Josué seguiu Moisés por mais de 40 anos antes de liderar os hebreus para a terra prometida.
  • O apóstolo Pedro seguiu Jesus por 3 anos antes de ter seus próprios discípulos. E cometeu muitos erros no caminho.
  • Alexandre, o Grande, foi orientado por Aristóteles, antes de criar um dos maiores impérios do mundo antigo.
  • Napoleão assumiu postos baixos no exército por muito tempo e foi subindo gradualmente até virar imperador.
  • Warren Buffet foi empregado da empresa do pai e depois de outra empresa, antes de abrir seu próprio negócio e se tornar um dos homens mais ricos do mundo.
E, ainda que possa parecer exagero, não custa nada notar que alguns dos piores líderes da história foram aqueles que tentaram se impor na liderança à base da força, sem nunca terem aprendido a serem seguidores. Como resultado, deixaram nada além de um legado de tirania.  Fidel Castro, Stalin, Hitler, Ho Chi Minh, Jean Kambanda, entre outros, estão aí para mostrar isso.

E qual o problema de ser apenas um liderado?

Nem todos nasceram para ser líderes. E, mais importante, não querem – e nem precisam – ser. E não há problema nenhum com isso. O fato de você ser um liderado não quer dizer que você não é bom com alguma coisa, nem que você não possa ser bem-sucedido na vida. Ser um liderado não significa ser uma ovelha, como muitos acreditam.

Vejo, nas atuais gerações, uma pressão muito grande para que todos sejam líderes de suas empresas, o que é impossível. Não há espaço para tanta liderança. E isso acaba fazendo com que muitos se tornem depressivos e tenham graves problemas de saúde, por acharem que não estão correspondendo às expectativas impostas pela sociedade.

Nada impede que um liderado possa ser um ótimo membro de uma equipe (inclusive o mais competente). O liderado também pode ser uma pessoa bem influente.

Hoje vivemos em um mundo onde a sintonia do grupo muitas vezes é mais importante que uma pessoa liderando e as outras apenas seguindo. Avanços significativos na tecnologia e cultura mudaram a dinâmica tradicional, e liderados passaram a possuir muito mais poder.

Foi o Steve Jobs quem criou o Iphone ou ele apenas foi apenas o responsável pela organização da equipe que criou o celular? Líderes modernos já não são mais avaliados pelos seus resultados individuais, mas pela qualidade do time que eles desenvolvem.



Ser um bom liderado faz você ser um potencial líder

A liderança muitas vezes acaba ocorrendo por um processo natural. Após muita experiência adquiria, as pessoas simplesmente acabam assumindo funções de mais responsabilidade.

Um grande liderado pode se transformar em um grande líder porque acaba adquirindo algumas características ao longo de sua trajetória:

1 – Humildade

Liderados não chamam a atenção para si, mas para o líder. Eles são humildes e, mesmo que sejam os responsáveis por algo bom, eles sempre fazem o chefe ficar bem na fita (especialmente na frente deles).

2 – Coragem

Ser um bom liderado significa ter que constantemente estar pensando diferente dos superiores e, muitas vezes, falar que eles estão errados. Isso pode nem sempre ser fácil, mas essa convicção é essencial para uma boa liderança.

É natural que ao longo da vida pessoas aprendam a ser mais corajosas e se expressarem mais quando sentirem que algo não está certo.

3 – Colaboração e lealdade

Quando se é um liderado, você entende na pele suas carências e preocupações. Então, ao virar líder, acaba conseguindo tratar melhor seus liderados e obtendo o respeito legítimo e a lealdade deles.

4 – Disciplina

Bons liderados são pessoas muito bem disciplinadas e pacientes. E a disciplina é uma das características mais essenciais para a efetividade de uma organização. Ela permite com que estratégias e processos sejam bem implementados. Adicionalmente, ninguém deveria poder dar ordens se não consegue, primeiro, obedecer ordens. 

5 – Raciocínio crítico

Para se tornar um líder você precisa saber pensar por si próprio e tomar decisões que as demais pessoas não conseguiriam tomar. E os melhores liderados são aqueles que vão desenvolvendo essa capacidade com o tempo, ao compreender as decisões dos chefes e questioná-las quando necessário. 

ESCRITO POR: Daniel Scott