segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

As Competências Dos Heróis

Você sabe quais são as competências necessárias para atingir seus objetivos? Entenda o que os heróis possuem de diferente e como podemos desenvolver habilidades em nós mesmos.

Acredito que o mundo é feito de heróis de carne e osso e não de aço como nas histórias em quadrinhos e se você prestar atenção ao seu redor, conseguirá identificar pessoas como fonte de inspiração e exemplo, mesmo que no anonimato. O mundo mudou e suas exigências tornaram-se massivas, mas os heróis insistem em existir para nos mostrar que realizar é possível desde que você seja capaz de sonhar.
Herói é qualquer pessoa que se torna fonte de inspiração e influência em sua vida pessoal ou profissional e que faz emergir o que há de melhor em você, suas maiores habilidades em prol da realização. São aqueles que o ajudam a entrar com contato consigo mesmo e descobrir seus talentos.

No livro O Que Mais Importa, Hyrum Smith (2002) descreve alguns elementos muito úteis no desenvolvimento de competências comuns nos heróis. São elas:

AUTOCONHECIMENTO – Todo herói sabe quem ele é. Conhece seus pontos fortes e o que falta para desenvolver suas competências, além de saber o que precisa ser feito e ter a força para realizar.

CONFIANÇA – Eles possuem uma autoconfiança invejável, pois não possuem medo de nada e acreditam em seus sonhos.
competências em desenvolvimento - mural do coach

VALOR PRÓPRIO – São pessoas que reconhecem não apenas o seu valor, mas também o valor do outro em sua vida. Apresentam o interesse em servir sempre que possível.

SENSO DE URGÊNCIA – Possuem uma inquietude genuína e não aguentam esperar para começar a construir seus sonhos.

UM FORTE SENSO DE MISSÃO PESSOAL – Os heróis conhecem sua missão. Sabem exatamente o que precisa ser feito e realizam com foco e paixão.

MAGNETISMO PESSOAL – Sabem liderar e motivar. São seguidos e servem como fonte de inspiração.

CONHECIMENTO DE SUA PRÓPRIA SINGULARIDADE E RESPEITO POR ELA – São pessoas que focam no que são. Não se comparam com as outras pessoas.

FIRMEZA EM SUAS VIDAS – Possuem foco e determinação em relação aos seus ideais. Não mudam de opinião somente por influência do mundo externo.

CALMA E SERENIDADE – São pessoas com controle emocional elevado.
Quando transformamos os heróis, que até então eram inacessíveis, em seres humanos capazes de criar e realizar sonhos, diminuimos a lacuna que existe entre eles e nós. A única separação que existe são as competências que usam como ferramentas para chegar onde aonde desejam.

Algumas competências são natas, mas isso não significa que não podem ser melhoradas ou adquiridas no decorrer da vida. O trabalho de autoanálise é fundamental para entender quais são as competências que devem ser desenvolvidas e se estas estão alinhadas aos seus objetivos, já que são uma das ferramentas que o auxiliarão a chegar ao destino final.

Existem algumas maneiras para adquirir habilidades e desenvolver suas competências:

ESPECIALIZAÇÃO – Você pode desenvolver habilidades técnicas por meio de cursos, palestras, treinamentos e formação.

ATUALIZAÇÃO – Leia e informe-se sobre as competências e todas as condições que o meio lhe proporciona. Mapeie o mundo à sua volta a fim de conhecer e controlar as variáveis existentes.

OBSERVAÇÃO – Muitas vezes a observação é uma ótima forma de aprender e adquirir certos conhecimentos e habilidades.

PRÁTICA – A prática é a prova real de que o comportamento foi internalizado. São as atitudes e a maneira de conduzir, administrar e executar atividades que demonstrarão se você conseguiu adquirir as competências que deseja.

Cada dia mais as pessoas e empresas buscam o processo de coaching para ajudá-los na mudança e alinhamento de competências. Desenvolver uma competência pode ser uma tarefa difícil, porém, se você possui foco e sabe aonde quer chegar, esta se torna um desafio gratificante.

Para entender quais competências são necessárias, lembre-se de seus objetivos sem se esquecer quem você é. Conheça suas forças e fraquezas e tenha a maturidade necessária para modificar o que for necessário em sua vida.

Para ser um herói, basta agir como tal, por isso lembre-se de todas as pessoas que o inspiram diariamente e diminua as lacunas existentes entre você e suas realizações.

Você já listou quais são os seus heróis? O que lhe falta para diminuir a lacuna de competências existente entre você e eles?