segunda-feira, 29 de agosto de 2011

As vantagens de trabalhar em grupo

Avaliação de Desempenho

A condição do colaborador na empresa ou em qualquer organização onde trabalha pressupõe sempre uma expectativa de contribuição para bons resultados. Havendo essa expectativa é de se esperar que haverá alguma forma de verificar se ela está sendo atendida ou não.

Pelo lado do colaborador existe a expectativa de se saber bem aceito. Todo ser humano tem o desejo natural de saber como está sendo visto no que faz. Na escola tem as notas e as avaliações dos professores; em casa tem a resposta dos pais. Em muitas empresas a resposta ao colaborador não é dada ou quando é dada o é de maneira precária. Uma pequena parte das empresas tem práticas organizadas nessa área, geralmente utilizando o processo de Avaliação de Desempenho. 

Características de Um Líder

OBJETIVOS: Comparar os resultados de uma decisão individual com uma decisão grupal e explorar valores que caracterizam um líder.

MATERIAL: Uma cópia das características de um líder, para cada participante , lápis ou caneta.

PROCESSO: O animador, caso o número de participantes for acima de doze, formará grupos para facilitar o trabalho, distribuirá uma cópia das características de um líder. Durante um tempo, todos procurarão fazer a seleção das características, colocando-as em ordem de prioridade.
Uma vez terminado o trabalho individual, a animador determina que se faça uma decisão grupal. Em casa grupo se fará a indicação de um relator, a quem cabe anotar a decisão do grupo, para posteriormente ser relatado no plenário.
Numa discussão final, todos os relatores dos grupos apresentam em plenário o resultado da decisão grupal.

Charge da Semana


sábado, 27 de agosto de 2011

Equipes Autogerenciáveis



Ter profissionais responsáveis, comprometidos e que geram bons resultados para a empresa é o sonho de todos os líderes. Talvez, o que você não saiba é que funcionários com esse perfil podem se autogerenciar, não precisam ser cobrados constantemente, têm liberdade para realizar suas tarefas e nível de produtividade elevado.
Para isso acontecer, é necessário conhecer um pouco mais sobre a cultura de autogerenciamento, entender como funciona esse processo e quanto ele pode ser importante para a sua empresa.