sábado, 27 de agosto de 2011

Equipes Autogerenciáveis



Ter profissionais responsáveis, comprometidos e que geram bons resultados para a empresa é o sonho de todos os líderes. Talvez, o que você não saiba é que funcionários com esse perfil podem se autogerenciar, não precisam ser cobrados constantemente, têm liberdade para realizar suas tarefas e nível de produtividade elevado.
Para isso acontecer, é necessário conhecer um pouco mais sobre a cultura de autogerenciamento, entender como funciona esse processo e quanto ele pode ser importante para a sua empresa.

A evolução para o autogerenciamento começa no líder e termina no funcionário. A necessidade de ter equipes autônomas é uma realidade para muitas empresas, que estão buscando cada vez mais profissionais competentes e independentes.


Autonomia – Para Marco Antonio Lampoglia, equipe autogerenciável é um grupo de pessoas autônomas que têm metas e processos bem definidos e um alto grau de competência desenvolvido.


Vantagens – Para Adriano Nodari, sócio-diretor da Somma Consultoria, o mercado está mais competitivo e as empresas precisam ser mais ágeis nas suas decisões. Por isso, buscam profissionais mais preparados para esse desafio: “As organizações querem menos níveis hierárquicos, ideias inovadoras colocadas em prática em pouco tempo, pessoas que gostem de desafios e sejam flexíveis. Para que isso ocorra, uma das soluções é trabalhar com indivíduos gerenciáveis”. As principais vantagens das equipes autogerenciáveis são:



- Alto nível de comprometimento e Autonomia
- Monitoramento constante nos próprios resultados e Boa produtividade
- Exigência para sempre realizar bom trabalho
- Mais qualidade e confiança no trabalho realizado


Funcionários mais satisfeitos, produzem mais e adquirem um senso de responsabilidade surpreendente. Uma forma fácil de mensurar os resultados das ações autogerenciáveis é o baixo turnover, o que reflete no aumento efetivo da produtividade, redução do custo para adaptação de novos funcionários e melhor aproveitamento de investimento efetuado em treinamento.

Como identificar – Agora que você já entendeu o que são e conheceu as vantagens das equipes autogerenciáveis, deve estar se perguntando se a sua equipe tem esse perfil. Veja como verificar isso:

- Analise se o profissional tem autonomia e verifique atitudes como flexibilidade e disponibilidade para encarar novos desafios.
- Experimente deixar o profissional um pouco livre e veja se ele dá conta do recado, além disso, deixe com que ele crie seu próprio método de trabalho para atingir as metas estipuladas.

Se as respostas acima forem favoráveis, dê um voto de confiança no seu colaborador. Lembre-se, no entanto, de que, se a sua intenção é implantar na empresa a cultura do autogerenciamento, isso vai levar um tempo para acontecer. Adequar todos os colaboradores para essa nova forma de trabalho não é da noite para o dia. Por isso, reveja o perfil de seu grupo e se necessário, procure consultorias especializadas para ajudar na missão de transformar sua equipe em profissionais autogerenciáveis.

Finalizando, quando foi pensado no título “Construir equipes auto - gerenciáveis e abandonar microgerenciamentos de pessoas através de auto - feedback”, não ficou limitado apenas as empresas, penso que seja um grande passo para que as pessoas comecem a tomar a iniciativa de suas melhorias e saiam da posição cômoda que é esperar que a empresa lhe dê um aumento de salário, esperar que o outro lhe diga o que está errado, esperar que o outro seja o “iniciador” da nossa qualidade de vida. Quando uma pessoa se auto – gerencia, ela não está apenas dando lucro a empresa, fazendo jus a função que ela mesmo conscientemente aceitou executar, ela está aceitando e se comprometendo com a mudança, mudança para si mesma, mudança de vida, mudança para melhor e, portanto, uma dia, esta empresa poderá não lhe servir mais e é bem provável que uma empresa maior, com um cargo e salário melhor, “roube” este profissional. Fica plantada a semente para pensarmos nos prós e contras deste conceito, nos prós e contras de sua implementação e afins.