sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Você confia plenamente em liderança?


Todas as pessoas gostem ou não do termo, têm uma imagem internalizada sobre o que é liderança. Esta serve de referencia para as exigências sobre si mesmo em relação aos seus pares, as suas expectativas frente aos seus subordinados e seus chefes no trabalho, e reflete a sua opinião sobre aquelas autoridades que dirigem os destinos das organizações, da nação e do mundo. Esta imagem forma o julgamento de cada pessoa de "porque as coisas são como são" e "o que precisaria ser feito para mudar". Todos têm uma imagem de líder: próxima ou distante, positiva ou negativa, explícita ou não. Reconhecê-la é um passo de vital importância para o seu desenvolvimento pessoal.




O que você acha, por exemplo, de trabalhar num restaurante que tenha assumido como sua missão "Dar ao cliente a oportunidade de ter prazer em se alimentar" ao invés de simplesmente afirmar: "Nossa missão é alimentar e satisfazer o cliente".
Ou como no filme O Gladiador, às vésperas de uma luta decisiva, os soldados sendo incentivados pelo seu general a "visualizarem" onde estarão após a batalha, pois ele já se via andando em sua propriedade pelos campos de trigo, colhendo-o. Com isso ele conseguiu dar significado àquele esforço do batalhão, todos sabiam que iriam se ferir ou até morrer, mas á vitória era um objetivo maior, a batalha se transformou em um obstáculo a ser superado, pois a vitória já era certa em seus corações.

Quando um líder diz ao seu liderado exatamente o que e como fazer, ele se torna único responsável pelos resultados da tarefa. Se der errado não há nenhum problema, pois a culpa será apenas do chefe. Foi ele quem mandou fazer desse ou daquele jeito. Por outro lado quando o líder permite ao liderado definir a própria estratégia de trabalho e passa a se concentrar no resultado final ele inverte a situação. Depois de pensar, o liderado vai escolher uma alternativa de ação. Como ele mesmo foi o autor e mentor da idéia, ele ficará automaticamente comprometido com o sucesso da mesma.

Tudo começa pela autoliderança, ou seja, liderar a si próprio. Liderar sua mudança, sua adaptação constante ao que é necessário, ao que você quer atingir e ao que os seguidores necessitam para alcançar a meta almejada.
A principal característica que dá suporte à liderança é a confiança.A confiança representa uma condição, sem a qual, a liderança não floresce. Ou seja, só é líder quem inspira confiança. Esta condição não garante a liderança, mas garante a base onde ela pode ser construída.

Sem confiança não existe nenhum tipo de liderança, principalmente a autoliderança, pois, se você não acredita em si mesmo como poderá confiar nas decisões que toma para si próprio?

Outro aspecto importante de observarmos é a natureza do comportamento humano. Seria ideal que pudéssemos acreditar inocentemente numa teoria humanista de liderança levando-se em conta que todas as pessoas são basicamente boas, apresentando sempre comportamentos louváveis e nobres. No entanto, como nos alertou Maquiavel em "O Príncipe" , não podemos nos iludir, devemos focar apenas a realidade, enfrentando assim a verdade efetiva das coisas.

Seria perfeito se as pessoas tivessem apenas virtudes como: humildade, coragem, honestidade, benevolência, bom humor, entusiasmo, determinação, compreensão, entre outras boas qualidades. Mas no mundo real o que encontramos em graus vaiados nas pessoas comumente são avareza, crueldade, covardia, falsidade, inveja, egoísmo, orgulho, indiferença e muitos outros desvios de personalidade.

E como expressou brilhantemente Nelson Rodrigues "O ser humano é cego para os próprios defeitos. Jamais um vilão do cinema proclamou-se vilão. Nem um idiota se diz idiota. Os defeitos existem dentro de nós, ativos e militantes, mas inconfessos. Nunca vi um sujeito vir à boca de cena e anunciar, de testa erguida: 'Senhoras e senhores, eu sou um canalha'".

Então como liderar se não há confiança entre as pessoas?

Infelizmente ainda estamos formando lideres para uma realidade que já não existe mais. Para o passado, em vez de formar para o futuro.

Liderança não se refere àquelas pessoas eleitas ou abençoadas para dirigir nossos destinos, nem tampouco se limita a uma caixa de ferramentas raras ou habilidades individuais secretas. Liderança é um valor e um ideal para realizar a transformação que queremos. Desenvolver a liderança é o nosso desafio neste novo milênio.

Verdadeiros lideres são cada vez mais raros de se encontrar, encontramos ótimos gerentes e administradores, mas poucos lideres. A palavra gerenciar tem uma história bem curiosa, ela deriva da palavra italiana "maneggio" que significa treinar um cavalo. Tire suas próprias conclusões.

Em minha opinião pode-se treinar animais de circo para realizar alguns truques de entretenimento, mas um ser humano, não se treina se desenvolve.

Segundo Joseph O'Connor em seu o livro "Liderando" ser um líder em primeiro lugar significa desenvolver-se a si mesmo. À medida que se torna um líder, você encontra recursos em si mesmo que não sabia que tinha. Você se torna mais você, porque a maior influência de um líder vem de quem ele é, do que ele faz e do exemplo que ele dá.

Em segundo lugar, o líder inspira outros para juntar-se a ele em sua jornada, então liderança envolve habilidades de comunicar e influenciar.

Em terceiro lugar, um líder precisa olhar para frente, bem como prestar atenção onde ele esteve e onde ele está agora. O líder enxerga além da situação imediata. Ele vê o contexto da jornada inteira. Isso significa que ele precisa compreender o cenário do qual faz parte, ver além do óbvio, sentir como os eventos se conectam a padrões mais profundos, enquanto outros apenas vêem acontecimentos isolados.

Liderança é uma combinação de quem você é, habilidades e talentos que você tem e a sua compreensão da situação ou do contexto em que você está. Embora esses elementos sejam universais, você os juntará de uma maneira única.
Sinto em lhe dizer, mas não existe receita de bolo para liderança.

Apesar de existir uma lista com dezenas de habilidades necessárias para a liderança, até poderia citá-las em ordem alfabética ou por ordem de importância e facilmente aumentar o numero de paginas deste livro, mas assim eu estaria sendo egoísta, pois impediria que você mesmo pesquisasse por conta própria cada uma delas.

Sozinhas estas características não significam nada, é a sinergia entre elas que faz a diferença. Como num passo de mágica misturando amarelo e azul, obtemos o verde.

Peter Drucker causou uma ruptura na década de 90 em relação a esta Teoria dos traços.Segundo esta teoria, o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distinguem das demais pessoas. Assim, o líder apresenta características marcantes de personalidade através dos quais pode influenciar o comportamento das demais pessoas. A teoria dos traços parte do pressuposto de que certos indivíduos possuem uma combinação especial de traços de personalidade que podem ser definidos e utilizados para identificar futuros líderes potenciais.

No prefácio do livro "O Líder do Futuro" Druker diz que líderes natos podem existir, mas, com certeza, poucos dependerão deles. A liderança deve e pode ser aprendida. Esta constatação motivou uma série de estudos por parte de professores e consultores. Para o autor, o que define o líder é o atendimento a quatro condições básicas de liderança, apresentadas pelos líderes por ele estudados:
- Líder é alguém que possui seguidores. Algumas pessoas são pensadoras, outras profetas. Os dois papéis são importantes e muito necessários, mas, sem seguidores, não podem existir líderes;
- Um líder eficaz não é alguém amado e admirado. É alguém cujos seguidores fazem as coisas certas.
- Popularidade não é liderança, resultados, sim; Os líderes são bastante visíveis, portanto, servem de exemplo; Liderança não quer dizer posição, privilégios, títulos ou dinheiro. Significa responsabilidade. A personalidade de liderança, estilo de liderança e traços de liderança não existem. Segundo Druker a polêmica sobre características e traços é pura perda de tempo.
- Muitas vezes perdemos tempo em adquirir ou aprender características "x", "y", "z" sendo que na maioria das vezes esquecemos-nos de desenvolver ou aplicar aquelas que já possuímos e com isso nunca aceitamos estarmos preparados para liderança.

Não existe formatura em liderança , este é um aprendizado que dura à vida toda.




Texto de Roberto Recinella ( www.rrecinella.com.br )
Agradecimento especial a Flávia Fernanda e ao Marcelo Patrício pela rica contribuição.