quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O que é Paradigma?

Paradigma é aquilo em que acreditamos como verdade incontestável e que tem uma função: nos impõe limites!
Você já notou como as coisas mudam rapidamente hoje em dia? Quantas coisas mudaram em sua vida nos últimos 10 anos? Nos últimos 5 anos? No último ano? E no último mês? Novo emprego, crise financeira, oportunidades inesperadas, doenças, vitórias, alegrias, novo namoro, separação, casamento, tecnologias novas, complicações novas, enfim... a única coisa que não muda é a mudança. Muitos de nós sabemos disso, mas não costumamos nos preparar para um mundo em constante mudança. O que nos impede de mudar é a falta de revisão das informações que herdamos sem contestar. As influências em nossas vidas – família, escola, religião, ambiente de trabalho, amigos e sociedade – foram e são responsáveis por nos passar informações que raramente revisamos e que aceitamos como verdades incontestáveis: os paradigmas. Os paradigmas são benéficos, pois eles nos passam o conhecimento desde as antigas gerações, porem, se o mundo continua mudando, é importante que os paradigmas também. Portanto, o problema não é o paradigma, e sim a “Paralisia” de Paradigmas.
Vejamos alguns paradigmas em negócios e qualidade de vida que foram quebrados nos últimos tempos. Quem se adaptou as novas realidades provavelmente transformou as mudanças em oportunidades para o sucesso e o crescimento. Quem não revisou seus conceitos provavelmente perdeu várias oportunidades e poderá estar em declínio inevitável.


Paradigma Antigo: O emprego nunca acabará no mundo
Novo Paradigma: O emprego mudou de foco. Sai o empregado, entra o empregável


Paradigma Antigo: Empregados são subordinados
Novo Paradigma: Empregados são parceiros, cooperadores e associados


Paradigma Antigo: Sem Carteira assinada não trabalho
Novo Paradigma: Novos vínculos e acordos de trabalho serão encontrados


Paradigma Antigo: É preciso ter idéias novas
Novo Paradigma: É preciso escapar das idéias antigas


Paradigma Antigo: Se funcionou, está absoluto
Novo Paradigma: Se funcionou, já está obsoleto


Paradigma Antigo: Tudo se consegue resolvendo problemas
Novo Paradigma: Tudo se consegue explorando oportunidades


Paradigma Antigo: Quem sabe mais, ganha mais
Novo Paradigma: Quem sabe antes, ganha mais


Paradigma Antigo: Quem tem um bom currículo tem tudo
Novo Paradigma: Currículo é bom para desempatar quando dois recrutados


estão no mesmo nível




Paradigma Antigo: Saber fazer é mais importante
Novo Paradigma: Fazer saber é mais importante


Paradigma Antigo: A empresa maior vence a menor
Novo Paradigma: A empresa mais ágil vence a mais lenta


Paradigma Antigo: O importante é ter opinião forte
Novo Paradigma: O importante é ser flexível


Paradigma Antigo: Quem paga o salário é o patrão
Novo Paradigma: Quem paga o salário é o cliente


Paradigma Antigo: Fuja das ameaças
Novo Paradigma: Transforme ameaças em oportunidades


Paradigma Antigo: Essa crise vai passar, Vai sim
Novo Paradigma: Essa crise vai passar e depois que ela passar vem outra pior. É preciso olhar a turbulência como coisa natural. A transição é continua.


Paradigma Antigo: Conhecimento é Poder
Novo Paradigma: Execução é Poder


Paradigma Antigo: Nosso lema é não aceitar devolução
Novo Paradigma: Se o cliente não gostou, não houve negócio.


Paradigma Antigo: O gerente é o manda-chuva
Novo Paradigma: O gerente é o facilitador, inspirador


Paradigma Antigo: O importante é planejar, organizar e controlar
Novo Paradigma: O importante é influenciar, facilitar, motivar, ensinar, liderar


Paradigma Antigo: Controle: confiar é bom; conferir e melhor
Novo Paradigma: Aumente sua expectativa a respeito do bom desempenho dos outros


Paradigma Antigo: O consumidor não perdoa o erro da empresa
Novo Paradigma: O imperdoável para o consumidor não é o erro, mas a maneira como a empresa reage ao erro


Paradigma Antigo: Vender é falar persuasivamente
Novo Paradigma: Vender é falar empaticamente


Paradigma Antigo: Vender é falar corretamente
Novo Paradigma: Vender é ficar rouco de tanto ouvir


Paradigma Antigo: Concorrente não tem vez
Novo Paradigma: Concorrente que não incomoda é aquele que ainda não nasceu


Paradigma Antigo: O importante é ter argumentos poderosos
Novo Paradigma: O importante é fidelizar clientes.


Paradigma Antigo: Profissional que sabe massagear o ego da Diretoria é promovido
Novo Paradigma: As empresas estão deixando de ser paternalistas ou não sobreviverão.


Paradigma Antigo: A escola é um lugar
Novo Paradigma: A escola também é o CD, o vídeo, a internet, a vídeoconferência etc.
Paradigma Antigo: Cultura da malhação do corpo
Novo Paradigma: Cultura da Mente sã para um corpo sano


E por último, repense seu tempo. No futuro o dia continuará tendo 24 horas. Portanto, abandone velhos conceitos do tipo “o tempo passa” (quem passa é você, o tempo sempre fica), “o tempo voa” (o tempo tem velocidade constante, você que é lento, rápido, agitado angustiado ou estressado por causa das atividades). Administre seu tempo na plenitude da sua eficácia. Consagre sua energia e esforço para meditar, estudar e desenvolver-se como um Ser Espiritual que você é, e você estará se preparado para as Novas Mudanças.