terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ergonomia Foca nos Benefícios Diretos no Cotidiano Profissional


Visão integrada de procedimentos favorece a qualidade de vida no trabalho.

“É impressionante como a qualidade de vida no trabalho pode influenciar nos resultados dos negócios das empresas”: o alerta é do presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dr. Carlos Campos. Entre os recursos disponíveis para se garantir um melhor desempenho no dia a dia está a ergonomia, uma disciplina científica interdisciplinar voltada à aplicação de práticas capazes de otimizar o bem-estar e o desempenho de sistemas de trabalho, compatibilizando-os com as necessidades de quem deles provém, neste caso, os próprios trabalhadores.

Basicamente, a ergonomia está assentada em três domínios: o físico, o cognitivo e o organizacional. No primeiro caso são considerados desde o manuseio de materiais, além dos conhecidos movimentos repetitivos e também os estudos sobre a melhor postura para execução das atividades. No campo cognitivo relacionam-se cuidados vinculados às circunstâncias de tomadas de decisão, o estresse e o adequado treinamento para o projeto visado. Já no organizacional tratam-se das relações interpessoais tais como a própria cultura organizacional da empresa, o teletrabalho e as organizações em rede.

Algumas medidas básicas salutares para, por exemplo, quem trabalha com computadores e permanece boa parte da jornada diante do monitor passam por adotar descansos para os pés, os braços e os punhos. Ajustar a cadeira para um ângulo que garanta a plena estabilidade do corpo, além de prover um espaço adequado para os deslocamentos e utilização da estação de trabalho também são medidas recomendáveis. No caso dos assentos, é bom lembrar que uma maior superfície de contato permite uma distribuição mais equilibrada do peso, valorizando o relaxamento muscular. Breves sessões de alongamento também são propícias para jornadas que requerem longa permanência numa mesma posição – e isto vale para qualquer atividade que se realize diariamente.

Uma boa indicação de fonte sobre o assunto é o site da Associação Brasileira de Ergonomia (Abergo). Nele é possível encontrar diversos links para outras leituras que abordam o tema, bem como informações sobre a formação para profissionais que desejam se especializar na área.

POR: Flávio Aquistapace - portalessencial.com.br