terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dez mandamentos para não errar na hora de fazer o seu currículo



É através dele que um recrutador decide se vai chamá-lo para uma entrevista ou não.

Na hora de procurar um emprego, procure caprichar no seu currículo. É através dele que um recrutador decide se vai chamá-lo para uma entrevista ou não.

São vários os modelos que circulam pela Internet para facilitar a vida daqueles que não sabem por onde começar. Se preencher um formulário parece uma tarefa simples, fique atento para não cometer erros que podem ser fatais na hora em que estiverem te avaliando.

Veja na lista abaixo, os dez erros mais comuns que você não deve fazer na hora de montar o seu currículo.
(A equipe do Portal Essencial conversou com a professora universitária de disciplinas relacionadas a Recursos Humanos, Rita Alonso e com a estagiária de Recursos Humanos da rede de drogarias Massao, Talita Guedes Bittioli.)


1. Mentiras:
Lembre-se, mentira tem perna curta! Imagine só que chato, você inventar que fez um curso de informática e o seu chefe pedir para você executar uma tarefa da qual na verdade você não é capaz. “Diga a verdade sempre, a sua sinceridade pode valer mais do que uma experiência de trabalho falsa.”

2. Fotos inadequadas:
Não há necessidade de colocar foto no seu currículo. Caso a empresa para a qual você está se candidatando solicite uma, dê preferência para uma fotografia do formato 3X4, onde você esteja com uma expressão neutra. “Já recebemos imagens de meninas exageradamente maquiadas, com duas trancinhas, chapéu...”

3. Detalhes demais:
Quando colocar suas informações pessoais, limite-se apenas ao que for realmente útil. Números de documentos como RG, CPF, título de eleitor e dados de conta bancária são completamente desnecessários neste primeiro momento. “Se realmente tiverem a intenção de te contratar, pedirão estes dados na hora certa, não se preocupe.”

4. Endereços de e-mail sugestivos:
Quando estiver procurando emprego, crie um endereço de e-mail somente para contatos profissionais, no formato “nomecompleto@provedor.com.br”. “Alguns colocam o apelido, como ‘gatinho’ ou ‘fofinha’ no endereço de e-mail e isso é completamente antiprofissional.”

5. Fontes "floreadas":
Opte sempre pela clareza e simplicidade. Nada de colocar fontes estilizadas, cheias de rabinhos e desenhinhos. “As fontes mais adequadas são ‘Arial’ e ‘Verdana’.” Evite também abusar de cores, negritos, itálicos e CAIXA ALTA. “Quanto mais limpo, melhor”.

6. Muita descrição:
Não adianta querer dar muitos detalhes sobre as empresas para as quais trabalhou, os objetivos dos cursos que frequentou... Coloque apenas as informações mais importantes como as datas de entrada e saída das empresas, nome dos estabelecimentos e cargos que ocupou. “Recebemos dezenas de currículos por dia, não temos tempo de ler tudo com detalhes. Os recrutadores deixam para saber mais durante a entrevista.”

7. Erros de ortografia, gramática e digitação:
Erros de português são imperdoáveis. A solução é reler o seu currículo quantas vezes puder e pedir para uma outra pessoa também dar uma olhada. “Quando encontramos algo, eliminamos o candidato na hora! Se não prestou atenção na hora de elaborar o currículo, não será diferente no dia-a-dia do trabalho.”

8. Pretensão salarial fora de órbita:
Coloque a pretensão salarial apenas quando necessário. Sugerindo um salário inadequado, você pode perder a chance de ser chamado e de negociar as condições financeiras depois. Se a empresa pedir para indicar um valor, use de bom senso, pesquise na Internet qual o salário médio para o tipo de emprego que está procurando e adapte em função de seu histórico.

9. Anexos que não abrem:
Cuidado na hora de enviar o seu currículo por e-mail. Verifique se você salvou o documento no formato adequado para que os recrutadores possam abrir o anexo de qualquer computador. “Uma solução é fazer um textinho introdutivo e copiar o conteúdo do currículo direto no corpo do e-mail.”

10. Enviar o mesmo currículo para lugares diferentes:
Se for mandar o currículo para várias empresas, adapte-o para cada uma delas. Vagas diferentes pedem objetivos e experiências diferentes. “Coloque em destaque as informações mais úteis para o cargo em questão.”