segunda-feira, 25 de julho de 2011

5 passos para ser um líder de sucesso


Confiras dicas de um especialista para liderar seu negócio com maior eficiência.

Todo negócio precisa de um bom líder para prosperar. Delegar tarefas, manter os funcionários motivados e servir de exemplo para a equipe estão entre as funções de quem comanda um empreendimento.
“As lideranças exercem papel fundamental na criação de um ambiente propício à inovação, aperfeiçoamento e aprendizado constantes”, destaca Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Confira a seguir cinco passos para se tornar um líder de sucesso: 

1. Articule os interesses

Garantir a harmonia e o equilíbrio no relacionamento da equipe é tarefa básica de um líder. O maior desafio é conciliar os diferentes interesses que convivem em uma mesma organização, articulando-os de maneira produtiva. “É essencial fazer todos entenderem como cada um pode, em sua área, colaborar com o desenvolvimento do projeto de trabalho, sem necessariamente conflitarem em suas ideias”, explica Martins.
2. Mantenha um canal aberto com a equipe
Para que os colaboradores possam assimilar os valores e princípios que norteiam o negócio, é fundamental comunicar-se com clareza e objetividade. Da mesma forma, é importante estar aberto a ouvir o que cada um tem a dizer sobre assuntos diversos. “Isso estabelece uma relação de confiança com o grupo, criando uma sintonia e um ambiente encorajador para que todos se sintam parte relevante do processo de trabalho”, afirma.
3. Estabeleça e verifique padrões de trabalho
A padronizações nos processos de trabalho é crucial para que o desempenho da empresa possa ser medido adequadamente e para que correções de rumo possam ser feitas mais rapidamente. É função de um bom líder estabelecer estes processos. “Com a execução de práticas mais uniformes, os resultados ficam menos sujeitos a variações e a equipe se mantém focada nos objetivos da organização”, destaca Martins. É importante também ter métodos eficazes para verificar o cumprimento destes processos.
4. Promova uma cultura de inovação
Criar um ambiente propício à inovação também é tarefa de um líder que quer ver seu negócio decolar. “É importante incentivar e estimular a diversidade de ideias, a fim de tornar o ambiente de trabalho mais criativo e inovador”, destaca o executivo.  O bom líder facilita a aceitação desta cultura por parte da equipe e sua internalização aos processos de trabalho.
5. Multiplique as boas lideranças
Um bom líder é aquele que sabe identificar e fomentar outras lideranças dentro do seu negócio. “Isso significa procurar pessoas com caráter inovador e motivador, que exerçam uma influência positiva sobre o grupo”, ressalta Martins. Ter líderes confiáveis em diversos níveis faz com que todos os segmentos da empresa estejam alinhados na busca pela excelência, ele acrescenta.
FONTE: http://www.tappnews.com.br