quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Organize o seu ritual diário de qualidade


Ao aprender a "ficar em estado de qualidade", antes de enfrentar uma situação difícil, mudamos nosso estado interno e reprocessamos a energia que faz tudo fluir 


A palavra qualidade está na pauta das agendas e dos profissionais desde a década de 80. Cursos, certificações, implantação de programas de qualidade exigiram altos investimentos.

Independentemente disso, notamos que o grande "boom" teve como foco a técnica e as normas .

Faltou ativar o lado mais importante: o pessoal. Essa defasagem faz com que muitas empresas e profissionais credenciados em todos os cursos possíveis de qualidade, tenham dificuldade de ter "atitudes de qualidade". Como a carência é a qualidade interior, notamos ainda uma grande incidência de posturas sem qualidade.

Uma proposta que desenvolvi para ajudar a solucionar esse  hiato é possibilitar que as pessoas  "aprendam a ficar em estado de qualidade", antes de trabalhar, de falar com um cliente, de resolver algo importante ou difícil. É algo simples, prático, que pode ser feito, diariamente, com  resultados positivos, na qualidade interior, com reflexos na atitude externa, no desempenho, nos relacionamentos.

 O  investimento é de apenas "15 minutos diários". Posso garantir que se, feito com disciplina e atenção, o efeito será  muito benéfico.

Por que chamamos de ritual da qualidade?

Porque a palavra "ritual"  pelo seu significado (a origem é  "rita" do sânscrito, que quer dizer ordenar, encaixar) já é um convite a buscar internamente o melhor de nós mesmos. 

Ao investir 15 minutos diários no "ritual de qualidade" e ao aprender "ficar em estado de qualidade", antes de enfrentar uma situação difícil , mudamos o estado interno e reprocessamos a energia, para que ela possa, positivamente, contribuir para tudo fluir.

Dicas para você experimentar e montar o seu "Ritual Diário de Qualidade".

Lembre-se : Além do tempo que  já usa para algumas atividades, você precisará de apenas mais 15 minutos

1. Ao acordar, espreguiçar e esticar bem o corpo. Dê bom dia à vida. Agradeça por mais um dia, pela sua saúde, pela família, pelo trabalho. A gratidão é um dos sentimentos que mais renova a energia interior.

2. Faça do seu banho um momento de terapia. Lave o corpo e a alma. Deixe os problemas e as preocupações irem para o ralo. Usufrua os poderes da água de nutrição, renovação.

3. Escolha uma roupa que você goste. Aprecie estar bem. Goste da sua auto-imagem. Dê um sorriso para você no espelho. Reconheça que você é uma pessoa especial e que merece ser feliz e ter sucesso.

4. Tome um café da manha saudável. Sente-se para a sua mais importante refeição. Curta e saboreie com prazer esse momento.

5. Use o percurso do seu trabalho para programar o seu dia, pensar coisas positivas. Se estiver de carro, ouça músicas relaxantes. Se houver congestionamento, alongue. Não reclame. Reclamação diminui a energia.

6. Ao chegar no trabalho, cumprimente as pessoas, olhando nos olhos, falando o nome de cada uma. Programe o seu dia. Organize o seu trabalho. Defina prioridades.

7. Se for sua crença, reze pelo seu trabalho e pelas pessoas da sua empresa, equipe. Reze pelas pessoas difíceis. Como sugere o escritor Deepak Chopra, pergunte diariamente "Como posso servir, como posso ser útil" e observe como a vida lhe sorrirá.

8. Estabeleça durante o dia "pausas ativas" para recuperar ou manter a energia. Respire, levante, beba água,  leia uma mensagem, fale com alguém alto-astral, faça algumas posturas de alongamento

9. No final do dia, agradeça as realizações e procure ser melhor no novo despertar.

Adapte este ritual ao seu estilo. Acrescente atitudes. Se  estiver praticando atividade física, ótimo. Acrescente este tempo já conquistado para você. Compartilhe esse modelo com os colegas e a família. Além de gerar qualidade, é uma atitude ecológica, que nutre os ambientes para uma convivência melhor. Nós somos responsáveis 100% pela qualidade da nossa vida. Vamos assumir com alegria a nossa cota, praticar e colher os resultados em saúde. Nosso ser integral vai agradecer e retribuir muito bem. Você sentirá.

FONTE: José Rubens D`Elia é preparador físico e idealizador da Fábrica de Campeões