terça-feira, 7 de maio de 2013

14 Maneiras Criativas De Se Manter Focado E Ser Produtivo



Às vezes as coisas menos óbvias são aquelas que mais nos ajudam a manter o foco e alcançar os objetivos. Se no seu dia a dia você precisa de uma forcinha extra para ter produtividade, então não perca alguns truques que podem fazer toda diferença. Desde uma lista de músicas a uma caminhada rápida, escolha aquilo que mais pode ajudar você.

Truques de produtividade: 1) Tenha um quadro branco

Manter o controle sobre as reuniões, prazos de entrega, e-mails, lembretes e outras questões pode tomar muito do seu tempo. Para se organizar melhor, tenha um quadro branco no qual você possa anotar todas essas atividades e assuntos.


Truques de produtividade: 2) Crie uma lista de músicas

Quando tiver uma tarefa que exige total concentração, faça uma playlist de 50 minutos com suas músicas favoritas para que você possa manter toda a sua atenção na atividade. Assim, você pode se desligar do telefone e de outros barulhos para se manter completamente focado naquilo que for mais importante.


Truques de produtividade: 3) Saia do escritório

Muitas pessoas acham que sair do escritório durante o expediente é uma grande perda de tempo e distração, mas, na realidade, as melhores ideias e soluções vêm quando você menos espera. Talvez tudo o que você precisa é de um intervalo para poder recuperar sua energia e produtividade.


Truques de produtividade: 4) Faça promessas

Para se manter comprometido e produtivo, nada melhor do que fazer promessas sobre aquilo que precisa fazer. Isso irá colocar sua reputação em jogo e você se sentirá muito mais incentivado a cumprir prazos em dia e com a maior qualidade possível.


Truques de produtividade: 5) Faça duas listas

Tenha com você duas listas: uma para suas atividades diárias e que precisam ser realizadas durante a rotina do expediente, e outra na qual você irá colocar aquilo que deseja alcançar em longo prazo, seja pessoalmente ou como empresa. Dessa forma, você poderá aliar as duas listas para que todos os seus objetivos estejam em concordância.


Truques de produtividade: 6) Tenha disciplina

Mesmo que você se considere a melhor pessoa multitarefa, seus trabalhos sempre sofrerão em qualidade toda vez que você for interrompido. Procure desenvolver a disciplina de fazer uma coisa de cada vez. Você irá trabalhar mais rápido, com mais eficiência e qualidade.


Truques de produtividade: 7) Não force seus limites

Forçar seus limites pessoais, além de aumentar o estresse também compromete a qualidade dos serviços e produtos que você entrega. Identifique quais são seus limites em cada área do trabalho e administre sua criatividade e eficiência para que eles sejam utilizados da melhor maneira possível.


Truques de produtividade: 8) Use ferramentas

Algumas ferramentas online podem ajudar você a manter o controle e administrar melhor as suas tarefas ou da equipe. Uma delas é o Trello, um software que cria diferentes murais em que é possível colocar aquilo que já foi feito, está em progresso e deverá ser cumprido.


Truques de produtividade: 9) Bloqueie as distrações

Para que você possa se concentrar ainda mais, use programas de bloqueio em seus navegadores da internet. Eles irão impedir o acesso a redes sociais, sites que podem distrair você e até mesmo servidores de e-mail.


Truques de produtividade: 10) Exclusividade

Dentro de um escritório há diferentes personalidades e habilidades. Aproveitar corretamente essas características é muito importante para o sucesso do negócio. Se você sabe que determinadas tarefas são realizadas por você ou por determinada pessoa, então não tenha medo de delegar.


Truques de produtividade: 11) Compartilhe o entusiasmo

Marcar um almoço ou café com pessoas que podem ajudar você a se manter motivado faz toda a diferença para sua produtividade. Você se sentirá mais determinado e focado para alcançar seus objetivos, mesmo em tempos difíceis ou de estagnação.


Truques de produtividade: 12) Comunique-se

Além de fazer promessas para seus clientes, você deve buscar esse mesmo tipo de comprometimento com as pessoas de sua equipe. Fazer isso ajuda você a manter todo o time em uma mesma sintonia e em busca de objetivos semelhantes.


Truques de produtividade: 13) Estique as pernas

Uma boa caminhada pode fazer um bem inacreditável para a qualidade e eficiência do seu trabalho. A atividade física estimula seu cérebro e ajuda você a pensar em coisas novas e diferenciadas, que o ambiente de trabalho iria bloquear.


Truques de produtividade: 14) Valores

Se para você seu trabalho não faz sentido, então será muito difícil manter o foco e a produtividade, por mais necessária que seja determinada tarefa. Você deve alinhar seus valores e sonhos com aquilo que faz para que seu esforço tenha significado e seja recompensado.


Fonte: Universia Brasil