terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Como Anda Seu Marketing Pessoal?


Recursos Humanos
Como anda seu marketing pessoal?

Competência é fundamental para o sucesso profissional,
mas um bom marketing pessoal garante vantagens.

Algumas pessoas parecem ter nascido com talentos especiais, enquanto outras precisam se esforçar para desenvolver competências. Mas todos deveriam tentar ajustar seu perfil profissional às exigências do mercado de trabalho. Isso é importante não apenas para conseguir um emprego, mas também para fechar grandes negócios ou até conseguir uma promoção.

Para quem está ingressando no mundo corporativo, é importante saber que um bom marketing pessoal e o uso de técnicas de comunicação persuasivas são desenvolvidos com a prática.

Muitas companhias ainda usam os anúncios classificados para recrutar talento qualificado. Para garantir que um currículo chegue à mesa do gerente responsável pelo recrutamento, é preciso saber com quem se está falando.

Se o currículo irá parar nas mãos de um alto executivo da empresa, a sua carta de apresentação e o currículo devem ser informativos, "carismáticos" e moldados ao cargo em questão. Nos casos em que o departamento de Recursos Humanos é o responsável pela seleção, é melhor ser objetivo, focando em por que suas qualificações o tornam a escolha ideal. Esse é um processo trabalhoso, mas que evita o envio de currículos "padronizados" a diferentes companhias.

É importante não se deixar levar por anúncios glamourosos. Algumas agências exageram e o emprego raramente encaixa-se na descrição.

De temporário a permanente

O emprego temporário é uma alternativa flexível e prática. Para recém-formados, é uma ótima opção para testar alguns campos de atuação antes de iniciar na carreira. Trabalhe com renomadas agências - obtenha suas listas de clientes. Se as oportunidades que aparecerem forem muito boas, aproveite. Se não, a agência precisa saber.

Se você procura um emprego em tempo integral, dedique-se 100% a atingir esse objetivo. Atue como parte do time e fique atento aos novos cargos que são abertos na empresa. Seja confiante: se você acredita que a companhia atende aos seus anseios, marque uma reunião com o chefe.

Entrevista de emprego

É comum a falta de preparo dos candidatos para as entrevistas de emprego. Vale a pena ensaiar e, se possível, repetir em voz alta quais são suas qualificações. Isso ajuda a relaxar.
É importante conhecer um pouco da empresa para a qual está se candidatando. Procure relatórios anuais, familiarize-se com os seus produtos e serviços, saiba quem são os principais concorrentes, leia revistas de negócios.

O entusiasmo pode ser um fator determinante para se destacar entre candidatos com experiências profissionais semelhantes. Portanto, sinta-se livre para formular suas próprias perguntas, sem interromper o entrevistador. Se você está interessado na vaga, faça perguntas sobre os planos estratégicos e a cultura corporativa. O poder da linguagem corporal
Nossos corpos expressam inconscientemente as mais diversas emoções. A linguagem corporal tem uma influência direta nas nossas respostas. Você ri nervosamente? Você olha seus pares de trabalho nos olhos? Os gestos podem refletir frustração, atitudes defensivas... Para projetar uma imagem confiante, controle o tom, velocidade e altura da sua voz. Os bons locutores são poderosos persuasivos.

A negociação

Alguns nascem com o poder da negociação. Outros aprendem com o passar do tempo. De qualquer maneira, saber negociar é uma qualidade necessária por toda uma vida profissional.
Numa entrevista de emprego, você tem todo o poder: pode inclusive recusar ofertas. Para isso, é preciso estar preparado. Uma pessoa que possui conhecimentos é menos suscetível a abusos.

E o que pode ser negociado?

Para quem está começando uma carreira, é importante saber quanto o mercado paga. Para quem já possui experiência, o custo de vida e despesas com viagens devem ser discutidos, assim como as oportunidades de crescimento profissional na empresa.

Deixando o emprego

No clima corporativo atual, os profissionais podem passar por um corte de pessoal pelo menos uma vez. O término de uma situação empregatícia é o início de outra. Após a demissão, as emoções podem variar de choque para negação. Esse é um período delicado, em que todas as propostas de emprego deverão ser seriamente avaliadas. Ser hostil agirá de forma negativa na construção de sua imagem profissional.


POR: HSM