segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Reinventando A Liderança


Por que será que a Liderança precisa ser reinventada? Foi pensando nisso que me inscrevi para o curso de uma semana, ministrado por renomados pesquisadores da área na Kellogg School of Management nos EUA. O curso foi excelente e eu encontrei a resposta de forma clara e límpida: a Liderança precisa ser reinventada porque o mundo mudou. A sociedade mudou e temos um mundo diferente com diferentes gerações convivendo nas empresas. O que fazer então nesse novo mundo?

O primeiro passo é entender o que mudou. Podemos colocar essa evolução em quatro grandes fases:

A Velha Economia, onde imperava dentro das empresas o líder autoritário, uma estrutura hierárquica forte e as pessoas buscavam uma carreira sólida com estabilidade em grandes empresas.

A Nova Economia, onde iniciou-se uma transição para uma liderança mais democrática e participativa e o foco das pessoas estava mais na empregabilidade do que no emprego.

A Economia Global, dos dias de hoje, onde vê-se organizações mais planas e menos hierárquicas. O foco das pessoas está na construção de novos valores e na sustentabilidade.

A Economia Restabelecida, que vai surgir num futuro próximo. Voltaremos a um modo de vida holístico, onde vivacidade, experimentação e a reconstrução do fator humano será a grande prioridade.

O mundo mudou e com isso muda também a característica dos líderes de sucesso nesse futuro próximo. Com uma nova geração chegando nas empresas, os líderes têm que adotar novas posturas e novos comportamentos para conseguir o ativo mais importante para as organizações modernas: o compromisso interno dos seus funcionários. As pessoas não trabalharão mais por salários e sim por causas que valham a pena. O desafio dos líderes passa a ser como traduzir o trabalho de cada um da sua equipe em uma causa ou propósito importante.

Para que os novos líderes possam pensar em como fazer isso, é preciso primeiro entender e acreditar em algumas premissas básicas:

Premissa 1:
Todos temos as mesmas motivações básicas que constituem o “mecanismo” da vida. A necessidade de realização. Todo líder deve saber antes de qualquer coisa o que cada um na sua equipe precisa atingir para sentir-se realizado.

Premissa 2:
As pessoas reivindicam por satisfação pessoal, que elas carregam para seus locais de trabalho.

Líderes eficazes reconhecem as necessidades de conciliar as aspirações mais profundas das pessoas com o requerimento dos negócios e da empresa.
O segundo desafio do líder do futuro está em ajustar as necessidades pessoais às necessidades da empresa, de forma a casar as duas.

Premissa 3:
Líderes eficazes são bons em:
Desenvolver tarefas de trabalho ao redor das aspirações pessoais de cada um.
Entender e gerenciar emoções como processo de comunicação chave.

O terceiro passo está em entender e gerenciar as emoções dos componentes da sua equipe.
Como fazer isso? Listei abaixo algumas práticas simples, mas fundamentais para que você possa liderar nesse novo mundo e atingir resultados extraordinários:
Forneça um senso de propósito, de missão para sua equipe;Construa junto com sua equipe visão e estratégia;Amarre o trabalho ao projeto de vida dos indivíduos da sua equipe;Preencha aspirações mais profundas da vida;Delegue e compartilhe poder e responsabilidades;Crie estímulo, competição;Eleve as expectativas de todos.
Parece simples, mas não é nada fácil. O novo líder terá que se reinventar para liderar pessoas diferentes. E o primeiro passo para isso está em conhecê-las. Conheça cada uma da sua equipe como você conhece a palma da sua mão. O resto do caminho vai ficar mais fácil com certeza.

Autor: Arthur Diniz
Fonte: Reinventando a Liderança | Portal Carreira & Sucesso