segunda-feira, 12 de setembro de 2011

7 hábitos das pessoas produtivas no trabalho


Normalmente, as pessoas que conseguem ser mais produtivas em seu trabalho são aquelas que adquirem bons hábitos de organização. Alias, organização e produtividade são dois conceitos que andam juntos.
A seguir apresento 7 hábitos que podem garantir a eficiência e produtividade no trabalho.
1. Pessoas produtivas no trabalho possuem um Arquivo Organizado
Elas conseguem encontrar seus papéis e documentos fácil e rapidamente. Isso é possível pois elas mantêm um arquivo organizado, com categorias claras e objetivas. Para ajudar nesta tarefa o Arquivo Mágico é uma ótima opção.
2. Pessoas produtivas no trabalho possuem uma Agenda Organizada
Elas anotam todas as suas tarefas, compromissos e lembretes na agenda, que é seu mais importante instrumento de trabalho. Sabem da importância de manter a agenda sempre a seu lado, 100% do tempo. Muitas utilizam um smartphone, um dos mais eficientes recursos para nossa organização pessoal.
3. Pessoas produtivas no trabalho Não Procrastinam
Isso quer dizer que elas não costumam deixar as coisas para depois. O que deve ser feito hoje, é feito hoje, e não amanhã. Essas pessoas mantém o hábito de resolver as coisas logo. Se por exemplo recebem um e-mail, ou respondem na hora, ou agendam uma tarefa, ou encaminham ou arquivam ou deletam, mas o e-mail não fica sem uma ação.
4. Pessoas produtivas no trabalho fazem Planejamento
Elas sabem que 1 hora de planejamento pode economizar até 10 horas de trabalho. Elas sabem o que estão fazendo agora, para onde devem ir e por qual caminho irão. Planejar a semana na agenda e depois fazer revisões diárias, ajuda a diminuir o stress e a melhorar a performance no trabalho. .
5. Pessoas produtivas no trabalho possuem seu Espaço de Trabalho Organizado
“Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar” . Elas procuram manter sua mesa, gavetas, arquivos e armários limpos e organizados. Sabem que a bagunça é um grande ladrão de tempo, que prejudica a concentração e contribui para o aumento do stress.
6. Pessoas produtivas no trabalho mantém seu Computador OrganizadoElas possuem sua caixa de entrada de e-mail sempre vazia e organizada, seu desktop limpo, seus arquivos corretamente nomeados e suas pastas bem categorizadas. Manter nosso computador organizado pode garantir uma grande economia de tempo e aumentar a produtividade.
7. Pessoas produtivas no trabalho Não são Multitarefa. Isso significa que elas não costumam fazer várias coisas ao mesmo tempo, pois sabem que isso diminui a eficiência na realização das tarefas. Elas procuram manter o foco e a concentração em uma tarefa de cada vez.
 POR: José Luiz S. Cunha
OZ! Organize Sua Vida