quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mapeamento Cultural = Sucesso de Fusões


Localizamos esta semana um artigo interessante que fala sobre a importância da comunicação e do mapeamento cultural nos processos de fusão. Trata-se de um estudo feito por dois consultores da William Mercer, Scott Anderson e Jason Jarros, que revelou que o sucesso de uma fusão é uma "auditoria cultural", tão ou mais importante que a financeira. Resumi-se ao fato de quando duas empresas se unem, um bom processo de comunicação é essencial para que a integração seja positiva e a fusão não resulte em algo desastroso. 

A maneira como a comunicação é conduzida antes, durante e depois da fusão é fundamental para que haja integração de toda a equipe na nova organização. 
Os consultores afirmam que quando as empresas realizam fusões e aquisições, precisam fundir mais do que negócios, precisam fundir culturas. 
"Mais importante do que fazer com que a cultura B se adapte à cultura A ou vice-versa, é fazer com que a junção das culturas A e B forme a cultura C", exemplifica Paulo Paixão, líder da área de Comunicação Estratégica da William Mercer para o Brasil. 
Depois de diagnosticados todos os processos cotidianos das empresas, é necessário iniciar um processo de comunicação claro e transparente, que transmita segurança aos funcionários. É preciso adaptar o discurso a cada público. 
"Os executivos das empresas devem perceber a importância da unificação cultural e deixar de enxergar a mídia como único meio de comunicação necessário. É essencial nvestir em comunicação interna para atingir o principal público no momento de uma fusão: os funcionários", aconselha Paulo. O profissional dá o recado: "gerencie as expectativas e lembre-se que toda fusão é um momento de transição lógica envolvido por uma transição muito maior: a emocional".