terça-feira, 19 de abril de 2011

Como se manter ocupado enquanto desempregado

Reduções frequentes de pessoal, recolocações e reorganizações internacionais são a norma no mundo atual. Mas independente de estar sem trabalho por um mês ou um ano, você já pode estar se sentindo enferrujado. Além disso, a cada entrevista surge a delicada questão sobre porque você ficou desempregado por tanto tempo. Não se preocupe! As dicas abaixo mostram como você pode, com a abordagem correta, minimizar as dúvidas das futuras empresas e maximizar suas chances de ser recontratado. 

Mantenha-se atualizado

Quando está sem trabalhar por um período prolongado de tempo, você precisa se empenhar mais ainda na sua busca do que alguém que está empregado, o que significa que você precisa encontrar formas de aumentar o seu valor empregatício.

Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e com o desenvolvimento no seu setor lendo jornais e revistas especializadas, fazendo cursos relacionados com a sua carreira e frequentando conferências e eventos do seu setor. 
Promova-se profissionalmente 

Lembre-se que nem todos os empregos são divulgados da forma convencional.

Conte aos seus amigos e ex-colegas que você está procurando um emprego e pergunte se eles sabem de alguma empresa que contrate pessoas com as suas qualificações. O boca a boca é a sua principal ferramenta de promoção – então, use-a ao máximo.

O networking online também tem os seus benefícios, especialmente se você criar um blog, escrevendo sobre a sua área de atuação. Isso vai mostrar para potenciais empresas seu conhecimento e colocá-lo em contato com pessoas que você pode ainda não ter encontrado.

Escrever artigos para jornais de comércio ou ser um palestrante voluntário em um seminário do setor também terão o mesmo efeito.

Procure projetos e trabalhos temporários 

Infelizmente, suas contas continuam a chegar quando você parou de trabalhar. Mas antes de entrar no cheque especial, considere divulgar suas qualificações e experiência que aprimorou quando estava empregado.

Deixe seus antigos clientes e os seus contatos comerciais saberem que você está disponível para consultorias e projetos free-lance. Mesmo o trabalho voluntário vai ajudar a preencher o vazio em seu currículo. Isso não só mantém suas qualificações atualizadas como também demonstra sua determinação para encontrar um trabalho e pode abrir novas oportunidades de emprego.

Se você puder demonstrar para as empresas que está fazendo tudo o que pode para encontrar um emprego, e se mantiver atualizado, a maioria vai desconsiderar o fato que está desempregado. Sempre tenha uma atitude positiva – rejeições fazem parte da vida. Cada ‘não’ que você recebe te deixa mais perto do tão importante “sim”.