terça-feira, 28 de junho de 2016

Como ser menos ocupado em um mundo ocupado

Estamos ocupados, o dia todo e todos os dias. Mas tem que ser assim?

Não estou certo quanto a resposta, mas duvido da pergunta.

Eu imagino que algumas pessoas gostam disso. Estar ocupado é quase como um status, já que isso acaba mostrando a importância individual, certa produtividade e até conquista. Se alguém está em uma reunião importante,
respondendo e-mails pelo iPhone, fazendo ligações, certamente deve ser importante, certo? Hm.

Talvez a gente estava muito ocupado até agora e acabamos perdendo a hora de começar a rejeitar este jogo. E se a gente começar agora, dizendo algo como:
“Eu prefiro encontrar tranquilidade para a minha mente e relaxar, estar disposto a aproveitar a vida. Ao invés de permitir que isso passe por cima de mim e somente então, eu vou poder ser ‘produtivo’ e mostrar a todos o quanto eu sou importante.”
 Pode ser que funcione. E ainda pode ser mais simples, ao invés disso tudo, basta dizer: “Não, obrigado. Tô fora!”

Porque o estado de ocupado é uma merda

Essa coisa com o estado de ocupado é uma espiral sem fim. Você nunca vai estar livre dela — a menos que você tenha um esforço muito consciente — porque nunca vai existir um fim para a lista de afazeres, e-mails, mensagens no WhatsApp, ligações, reuniões, reuniões e mais reuniões. Estamos nesta espiral, correndo o tempo todo por um propósito que muitas das vezes acaba não sendo real, exceto para fazer a vontade do chefe, fazer dinheiro para outra pessoa ou então, fazer dinheiro para nós mesmos… mas qual é preço deste propósito mesmo?

A espiral nunca acaba. A gente esquece porque está nela. Não existe um fim, porque talvez não exista uma jornada clara.

Mas vamos imaginar uma coisa: a jornada já é o destino. Chegamos lá — o que nós fazemos hoje é o que a nossa vida é e vai ser assim até o final. E então, estar ocupado este tanto é o significado da vida? Ou existe algo a mais? Existe uma jornada mais plena?

Acredito que nós deveríamos evitar o estado de ocupado em troca de coisas de mais valor. Trocar o urgente pelo importante. E até mesmo, se nós estivermos fazendo coisas importantes, nós não deveríamos preencher todos os minutos da nossa vida com elas. Precisamos reaprender a relaxar, ser feliz, aproveitar o dia a dia. Caso contrário, esta não deve ser a vida que vale a pena ser vivida.

Precisamos reaprender como é não fazer nada, sentar quieto, aproveitar o silêncio. Precisamos colocar mais espaços entre as coisas, ao invés de colocar elas todas juntas o tempo todo. Parar de estar ocupado e começar um dia depois do outro.

Mas como raios estar menos ocupado?

Eu comecei com uma decisão há um ano: Quero estar menos ocupado. E não quero estar assim nunca mais. E o que seguiu dali em diante, dependeu muito do meu controle no dia-a-dia.

Se eu tenho controle

1. Comecei fazendo duas listas: uma com o dia ideal e outra com todas as coisas que preenchiam o meu dia (todos os compromissos). Comecei a eliminar os compromissos que não eram essenciais, aqueles que não deixavam o dia ser ideal — comecei a ligar ou mandar e-mail cancelando compromissos, dizendo que não tinha mais aquele tempo. Algumas pessoas ficaram desapontadas, mas sobreviveram.

2. Comecei a seguir a agenda ideal. Tendo a certeza de existiam espaços entre as coisas, para não precisar correr. Deixei grandes espaços de tempo livre, e então poderia focar em criar ou fazer coisas que me faziam feliz. Deixei pelo menos um grande espaço para fazer coisas não relacionadas ao trabalho, como passar um tempo com a família, passear com minha cachorra, fazer exercício, um hobby ou apenas relaxar.

3. Escolhi o que poderia eliminar da minha lista de tarefas. Passei a delegar ou adiar. Cada dia, escolhi uma ou três coisas para focar. Separei um espaço de tempo designado para e-mails, ligações e pequenas tarefas, para elas então não me interromperem ao longo do dia. As adiadas, geralmente se tornavam menos importantes e eram eliminadas por si só.

4. Pouco a pouco comecei a desconectar da Internet por uma boa parte do tempo. Quando estou em lugares, geralmente desligo o celular ou esqueço na mochila. Carrego meu moleskine e faço anotações lá. E então, posso desconectar um pouco do mundo online, sem interrupções e se conectar ao mundo real, com pessoas reais. Comecei pouco a pouco me livrar das distrações e interrupções para não estar sempre alternando a minha atenção entre as coisas. Ainda não cheguei lá, mas estou no caminho.
Hoje evito reuniões. Sério. Elas preenchem o dia sem serem produtivas. Costumo focar em uma tarefa só ao invés de múltiplas. Foco nas coisas importantes ao invés de um punhado de coisas menores. Isso não significa que deixo de pensar em múltiplas coisas, apenas distribuo elas melhores no meu tempo. Se eu me pego abrindo uma nova aba para ler, favorito para ler depois. Se lembrar, era importante. Se não, ela morre ali.

Se eu não tenho tanto controle

1. Criei um dia ideal. Eliminei os compromissos e simplifiquei a lista de tarefas pra me livrar das distrações e interrupções. Quase todos vão conseguir fazer a maioria destas coisas, se não a maior parte delas.

2. Falei com meu chefe. Disse que gostaria de ser mais ‘produtivo’ e que as interrupções e reuniões ficavam no caminho para realizar coisas mais importantes. Falei sobre o que gostaria de realizar e o que gostaria de mudar sobre minha agenda. Passei a exercitar como um compromisso.

3. Mudei de trabalho. Pense sobre isso se você realmente não tiver o controle. Essa é uma mudança de longo prazo, obviamente, mas é possível e até mesmo desejável. Algo a se considerar, pelo menos.

4. Por fim, escolhi mudar sempre. Qualquer que seja a mudança que você faça, você pode ser menos ocupado simplesmente mudando a sua mentalidade, para uma em que você vive no presente ao invés de estar sempre pensando sobre as coisas que deixou no passado e as que tem que fazer no futuro.

Vamos desacelerar, respirar e aproveitar cada momento. Aprender como focar no que está a nossa frente, encontrar um caminho sereno em tudo o que vamos fazer. O tempo está passando e se não passamos com ele, somos nós que ficamos pra trás.

FONTE: https://www.linkedin.com/pulse/como-ser-menos-ocupado-em-um-mundo-danilo-moraes?trk=eml-b2_content_ecosystem_digest-recommended_articles-45-null&midToken=AQEKeRLv1md5dQ&fromEmail=fromEmail&ut=2x402Gwsdv6Tk1