quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Melhore a maneira de se comunicar

Você fala bem em público? Sabe usar sua comunicação de maneira efetiva? Expressa suas ideias e interage com as pessoas de maneira clara?

Conquistar uma comunicação eficiente é o desejo de muitos profissionais, além de ser fundamental em qualquer contexto de nossas vidas, seja no trabalho, no ambiente familiar, na carreira e até mesmo com os amigos.

Ela é a base de nossas relações, sendo muito importante para quem exerce cargo de liderança, durante apresentações, reuniões, negociações, networking, entrevistas de emprego, contato com clientes, entre outros.

Esta habilidade, quando não inata ao indivíduo, pode sim ser desenvolvida ao contrário do que muitos pensam.

Confira algumas dicas e saiba como melhorar sua maneira de se comunicar com as pessoas:


Se prepare

Antes de exercer qualquer atividade que necessite de uma boa comunicação, como uma apresentação, por exemplo, é essencial que você se prepare antes. Treine sua voz, sua respiração e tudo o que será falado. Essa atitude ajuda a evitar erros e gafes durante a fala.

Tenha domínio do conteúdo que irá apresentar. Demonstrar segurança é de extrema importância para a eficácia da transmissão da mensagem e da sua imagem como orador.


Cuidado com as gírias

Muitos profissionais acabam sendo prejudicados pelo uso excessivo de gírias. Nestes casos, é sempre bom optar pela linguagem correta. Desse modo, você evita passar uma informação equivocada a quem te escuta.


Exercite sua fala

A melhor maneira de exercitar a comunicação é se exercitando. Uma atitude simples, mas fundamental para quem quer desenvolver sua capacidade de conversar e se expressar bem diante dos outros.

Treine sua fala com sua família, amigos e pessoas próximas a você. Se precisar, peça feedbacks, assim você saberá se está ou não no caminho certo.


Leia mais

Outra atitude simples que pode melhorar bastante a forma como você comunica com as pessoas, é lendo. Isso mesmo, ler te ajudará a melhorar o seu vocabulário, além de aumentar ainda mais o seu conhecimento.

Realize leituras em voz alta e pausadamente, além de escutar a entonação da voz fará com que você absorva da melhor maneira o conteúdo.

Aproveite as dicas e aprenda a falar bem!

Por; José Roberto Marques