segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Quando Chega a Experiência

É muito comum ouvir que os jovens da geração Y tem muita pressa para alcançar o sucesso profissional e que isso pode trazer problemas em sua carreira. 

Concordo que a “impaciência” é uma característica marcante para os jovens desta geração, mas descobri que isso é apenas uma fase. Faço parte desta geração e essa pressa para alcançar objetivos sempre esteve comigo, por muitas vezes quase incontrolável.

Arrisco dizer que algumas atitudes na minha carreira foram tomadas por impulso, mas que por sorte resultaram em coisas boas. Entrei no mercado de trabalho com 17 anos, isso já fazem sete anos. 

Nesta época definitivamente não entendia porque as empresas por onde passei exigiam tanta experiência para promover seus funcionários, não entendia porque para certas vagas eu não era nem cogitado para entrevistas, não entendia porque tinha que esperar para alcançar o cargo que desejava. Mas hoje, com mais experiência e uma visão mais abrangente de como é a realidade de uma empresa, entendo todas essas questões. 

Quando somos jovens e inexperientes, acreditamos que podemos mudar o mundo somente com a nossa força de vontade, sem necessitar da ajuda de ninguém, mas com a experiência percebemos que para mudar o mundo precisamos do auxilio de outras pessoas e também de certas circunstancias. Jovens “não tem nada a perder” e por isso temos tanta pressa, pois não precisamos ponderar sobre muita coisa. 

Mas quando chega a experiência e já construímos uma carreira e temos mais responsabilidades percebemos como não tínhamos tanto juízo. Que por esse motivo não poderíamos assumir certos cargos e vemos que certas atitudes de nossos superiores realmente faziam sentido. 

Se você ainda esta na fase da “falta de experiência”, fique tranquilo, pois é agora o momento de você aprender. Canalize toda essa ansiedade para que ela se transforme em força de vontade para conquistar os seus objetivos, mas lembre-se tudo acontece no tempo certo. E se você já tem experiência, não deixe que a vontade de mudar o mundo se apague, olhe para os jovens ao seu redor e inspire-se! 

Autor:Daniel Imamura