quarta-feira, 17 de julho de 2013

Definindo Metas – Ajuste O Gps, Pois Ainda Dá Tempo

As pessoas frequentemente estabelecem metas em suas vidas, pois elas nos ajudam a conquistar o que queremos. Normalmente as fazemos por conta própria, sem muitos problemas. No entanto este artigo não enfoca em como estabelecer metas, mas como estabelecer o tipo certo de metas que aumente sua motivação para que assim você possa alcançar seus objetivos.

Estabelecer metas é fácil, cumpri-las, no entanto é a grande questão. Ao definirmos uma meta, devemos considerar o quão realista ela pode ser em termos de compromisso, grau de dificuldade e realização, para isso um plano de ação se faz necessário.

Ao desenvolver um plano de ação para metas, deve estar claro para você que tipo de meta é a sua, pois existem basicamente dois tipos: metas objetivas e metas subjetivas. As metas objetivas como o próprio nome já diz, focam em adquirir ou aumentar algo especifico, visível e dentro de um determinado prazo. Aprender uma nova competência por exemplo. Já as metas subjetivas envolvem um pouco mais de conhecimento de si mesmo, pois estão relacionadas à sua intenção com o ganho, não são mensuráveis nem objetivas, é algo mais intrínseco. Uma pergunta para descobrir se determinada meta é objetiva ou subjetiva é a seguinte: Por que fazer? Se a resposta estiver relacionada à necessidade tem grandes chances de ser objetiva, se estiver relacionada ao querer, pode ser subjetiva.

Estabelecer metas impacta significativamente em seus comportamentos, pois assim o motiva a mudar determinadas ações para conquistar o resultado desejado. 

As metas são sem duvida uma grande ferramenta para o desenvolvimento pessoal, pois aumenta o desempenho e a capacidade de realização ampliando assim o seu repertório.

De todas as esferas que as metas podem abranger são nos negócios que elas funcionam melhor, desde que sejam bem avaliadas em graus de dificuldade, compromisso, prazo e verificação de progresso em direção ao objetivo. Pois sem ter o controle de variáveis as chances de sucesso reduzem significativamente.

Outro fator importante que pode ser utilizado é o entrelaçamento de metas, priorizando cada uma e colocando em ordem escalonada, assim ao atingir uma, automaticamente você passa ao próximo nível e assim por diante. Neste caso você poderá identificar diversas metas especificas agrupá-las, fortalecendo-se então para conquistar um objetivo geral, comum a todas elas.

Estabelecer metas, sem ficar claro o que quer com elas é como sair sem rumo, esperando encontrar o caminho por acaso. Saber identificar variáveis para chegar ao seu objetivo é algo fundamental, pois se não houver um acompanhamento e avaliação você estará rodando em círculos desperdiçando tempo e energia correndo o risco de em breve dizer: ano que vem será diferente!

Por Gisele Meter