sexta-feira, 21 de junho de 2013

Competitividade: Desenvolvimento profissional

Buscar a competitividade empresarial é obter uma satisfação às necessidades do cliente e conseguir uma rentabilidade maior no mercado. Estimular os colaboradores no ambiente de trabalho pode ajudar a empresa a alcançar o sucesso com mais rapidez.

Segundo a pesquisa feita pela empresa de recrutamento especializado em profissionais de gestão Page Personnel, 90,3% dos profissionais afirmam que a competitividade faz bem ao desenvolvimento do profissional e da empresa.

A competitividade vem sendo encarada como um ponto positivo. A visão de que ela causa rivalidades e brigas no ambiente corporativo já está sendo eliminada do mercado. Hoje, os colaboradores conseguem desenvolver essas características com bom humor e respeito.

É preciso entender que existe uma diferença entre a empresa que desenvolve a competitividade e àquela que incentiva a competição:

- A competitividade: É saudável, é a autossuperação, é buscar sempre o seu melhor.

- A competição: É superar o outro, ser melhor e vencer o outro.

Profissionais treinados a desenvolver as características da competitividade conseguem alcançar mais rapidamente os objetivos e aumentar os resultados.

Conheça as atitudes para se tornar um profissional competitivo:

- Tomada de decisões: É importante que o colaborador aprenda a tomar decisões rápidas e assertivas. Saber buscar as informações que estão à sua volta é fundamental para começar expor suas opiniões e fazê-lo bem.

- Seja Diferenciado: É necessário se diferenciar dos demais. Colocar em prática suas habilidades é uma forma de mostrar suas competências, agregar valor e buscar bons resultados, uma vez que isso fará com que você ganhe destaque como profissional.

- Flexibilidade: As mudanças acontecem todos os dias e é importante que você consiga lidar com cada uma delas positivamente. Estar sempre pronto é uma forma de se destacar e aprender a lidar com situações adversas. 

- Inovar: É “sair da caixa”, ter novas ideias, criar novas soluções, se destacar no mercado e diferenciar-se dos seus concorrentes. Ser inovador representar ainda pensar de modo distinto, criar um ambiente propício ao desenvolvimento da equipe, gerar valor e, com isso, alcançar resultados mais expressivos.

 A competitividade é uma forma dos colaboradores mostrarem seu trabalho, suas facetas e se superarem no dia a dia, mas é claro respeitando a ética profissional. Num ambiente competitivo, a diversidade de ideias é muito positiva, uma vez que os profissionais têm a oportunidade de propor inovações e criar soluções de acordo com as necessidades apresentadas.

Buscar funcionários competitivos é fundamental para o crescimento de toda empresa. Neste sentido, à procura por eles aumenta a cada dia e, com certeza, aqueles que tiverem este perfil estão um passo à frente de seus concorrentes.

FONTE: http://www.ibccoaching.com.br/