terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ano novo, ideias inovadoras


Se começar um negócio figura entre suas resoluções de ano novo, mas faltam ideias, o site springwise.com, especializado e novos nichos de mercado, dá uma força. O portal traz um menu de 10 boas apostas para empreender e inovar em 2010. 

1) Serviços de assinatura gourmet 
A próxima onda em Nova York, após a comida globalizada entregue em casa, seria uma espécie de serviço de assinatura de iguarias de fabricação em pequena escala. Funciona como um clube no qual o cliente paga mensalmente e recebe em sua residência os itens artesanais selecionados. Essa é a maneira como a empresa Milk Made adotou para comercializar seus sorvetes orgânicos. Para o comprador, as vantagens são interessantes: vai ter um produto sempre fresco, pode opinar sobre novos sabores e características dos produtos. 

2) Anúncios verdes 
A agência inglesa Curb se especializou em um nicho promissor: a publicidade sustentável. Suas campanhas usam técnicas de baixo impacto ambiental. Nada de papel ou plástico. A empresa inventou suas próprias mídias, como desenhar logos de seus clientes em calçadas sujas, usando água coletada da chuva (uau!), além de criar mensagens ecologicamente corretas com areia, água do mar, grama e até fungos que brilham no escuro. 

3) Aparelhos de monitoramento da saúde 
De sensores sem fio que registram os padrões de sono (www.myzeo.com) a dispositivos pessoais que rastreiam movimentos do usuário (www.directlife.philips.com), um número crescente de opcionais está à disposição das pessoas que querem monitorar seus próprios comportamentos em relação à saúde. São engenhocas que até pouco tempo atrás só eram acessíveis às clínicas de análise. 

4) Lojas de amostras grátis 
Imagine uma loja onde você pode pegar tudo de graça. Em cidades da Europa e dos Estados Unidos espaços que reúnem amostras grátis de marcas diversas fazem sucesso (www.esloultimo.com). E inspiram variações, como cafés que servem doses de graça (www.lcafe.jp), em Tóquio, e máquinas automáticas de brindes sem custo, na Bélgica (www.fosfor.be). 

5) Energia solar ou eólica discreta 
Em termos de energia limpa, dois fatos são incontestáveis: a maioria das pessoas gostaria de contar com eletricidade extra gerada pelo sol ou pelo vento; no entanto, também é preciso admitir que painéis fotossensíveis e turbinas eólicas são itens esteticamente pouco atraentes no telhado de uma casa. No caso das placas solares, a empresa Solé Power Tile (www.srsenergy.com) criou uma solução inovadora ao desenvolver os conjuntos de células em forma de telhas. Com o mesmo conceito de sustentabilidade discreta, a Ridgeblade (www.thepowercollective.com) inventou um gerador eólico que vai agradar ao mais exigente arquiteto. 

6) Lojas rotativas 
Depois dos espaços pop-ups e temporários, o aeroporto de Glasgow (www.planeshop.net), na Escócia, e o shopping Brandnews Store (www.brandnewstores.com), na Holanda, lançaram as lojas rotativas. São espaços permanentes, mas que fazem rodízio de marcas, expostas por tempo limitado. 

7) Fazendeiros remotos 
De acordo com a Wikipedia, o simulador de fazendas FarmVille se tornou o jogo mais popular do Facebook com 73,8 milhões de usuários ativos em janeiro de 2010. O conceito inspirou um negócio inovador. No site da italiana Le Verdure Del Mio Orto (www.leverduredelmioorto.it), os consumidores podem criar e cuidar de sua própria horta orgânica – de verdade. Conforme as plantas crescem, são colhidas e entregues na porta do usuário em 24 horas. 

8) Rede de consumidores criativos e fabricantes locais 
A 100kGarages (100kgarages.com) é uma comunidade de oficinas espalhadas pelo mundo, que são equipadas com ferramentas digitais capazes de fabricar qualquer projeto criativo. É uma parceria entre a empresa neozelandesa Ponoko e a norte-americana ShopBot Tools. A rede permite que consumidores ou designers tornem seus projetos em produtos físicos. Como funciona: o usuário tem uma ideia, desenha o que quer, entra em contato com as oficinas participantes, envia o projeto e recebe sua invenção – que pode ser comercializada a interessados.

9) Merchandising para consumidores 
Ser pago para promover produtos que você adora parece utopia – mas é realidade. Pelo menos nos EUA. Lojas virtuais como a People’s Music Store (www.peoplesmusicstore.com) e sites de promoção de novos produtos como o Hollrr (www.hollrr.com) incentivam com prêmios consumidores que ajudam, com opiniões e divulgação boca a boca, as empresas a vender mais. 

10) Saquinho descartável que transforma dejetos humanos em fertilizante 
Antes de mais nada, você precisa saber que 2,6 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso a banheiro. Para essas áreas sem infraestrutura, a Peepoo bag desenvolveu uma solução útil, sustentável e inovadora. O saquinho de plástico biodegradável é tratado para, em duas ou três semanas após ser enterrado, transformar-se em fertilizante de alta qualidade.

Por Sérgio Tauhata