segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Conceitos importantes sobre Contabilidade de Custo


A contabilidade de custos torna-se, devido à grande gama de informações que a compõe um grande sistema de informações gerenciais, Segundo KAPLAN E JOHSON, 1993.

Desde que o homem abandonou a sua vida nômade e começou a ter posse e controlá-la, fez-se necessário a existência de uma ferramenta, que o auxilia-se neste ambuá tarefa do controle patrimonial. Nos primórdios, o controle patrimonial era feita de forma bem simples, em tábuas e argilas ou atribuindo-se a cada unidade do rebanho, uma pedra e guardando-as de modo a poder controlar o tamanho do rebanho.
Depois de algum tempo, esse controle patrimonial veio evoluindo e tivermos como um fato histórico, marcante, o lançamento da obra de FREI LUCCA PARCIOLLI e em 1494, momento este que se atribuiu o inicio da contabilidade, que seria a ferramenta necessária para prestar serviço à humanidade no tocante controle patrimonial. Após essa evolução a humanidade, as trocas começaram a acontecer entre eles, que na época era chamado de escambos, através dessas trocas veio surgindo os comerciantes, que passaram a negociar entre regiões, já pensando nos lucros. Daí com o passar dos anos, no sec. XVIII surge à evolução industrial, com ela veio o desafio da contabilidade, definir quanto custou o produto produzido. Nesta oportunidade surge então à contabilidade de custos, ela veio como uma forma de solucionar o problema de determinação dos custos dos produtos produzidos. Através desse caminho percorrido, a contabilidade de custos com sua evolução vieram pra ficar, sendo uma ferramenta muito importante para as organizações.

Intensificação dos gastos da empresa

Bem, como vocês poderão observar, falei de forma resumida pouco da origem e da evolução da contabilidade de custo, um pouco de sua historia e surgimento, agora como prometido, darei continuidade do assunto. Vocês poderiam me dizer quais seriam os principais gastos de uma empresa? Bem, vamos lar.

Alguns autores consideram os custos, gastos e despesas, como um conjunto de vários gastos para uma empresa, efetuar uma venda de um produto ou prestação de serviços, outros como um investimento feito para se obter utilidade, o mesmo que custos ou despesas. Bom, para ficar mais aprovei toso o assunto vai descrever a definição de cada um deles;

- Gastos: como o dispêndio financeiro que a entidade arca para obtenção de uns produtos ou serviços, dispêndio esse, representado por entrega ou promessa de entrega de ativos; ou seja, é existe o gasto no ato do conhecimento contábil da dívida adquirida ou na diminuição dos ativos dados em troca.

- Custos: em sua essência, é um gasto quando de sua utilização nos fatores de produção de bens e serviços, exemplo um consumo de água, é um gasto na hora do seu consumo. Quando destinado ? rateado? á produção de um bem ou serviço final, tornado-se custo segundo o ?princípio da causação?, onde o custo é atribuído ao seu portador final? bem ou serviço?;
- Despesas: assim como os custos, foram ou são gastos. Põem a gastos que, muitas vezes, não se transformaram em despesas, por exemplo, elemento do ativo permanente imobilizado, como terras, que não são depreciados, mas na sua manutenção serão umas despesas no ato da venda. Olhando para esse lado, o gasto pode ser transformar em uma despesa sem ter sido anteriormente um custo, exemplo disso é a depreciações das máquinas, onde a sua aquisição inicialmente é classificada como um gasto para a empresa, com o passar dos tempos com o desgaste? depreciação? tornam-se despesas. Chegando numa conclusão todos os custos que foram ou são gastos se transforma ou transformaram em despesas, quando da entrega ou consumo de bens ou serviços para obtenção de receita.

As classificações citadas à cima, gastos e despesas, como tendo o mesmo significado, o que pode diferenciar e o feita pelo centro. Enquanto isso pode dizer, que os custos consideram não somente aqueles feito com dinheiro, mas outros mios para se obter o que se deseja. Como força física. Vamos lá, agora iremos aprofundar mais o assunto sobre contabilidade de custos. 

Separação de gastos e custos da empresa 

Vamos agora falar de forma resumida um pouco sobre o conceito de custos e despesas, e citar alguns exemplos para melhor entendimento, citaremos também sobre a importância da separação de custos de despesas.

Segundo SÁ (1995) define custos como tudo o que se investe para conseguir um produto, um serviço ou uma utilidade, segundo o mesmo autor afirma que a maioria dos mestres entende por custos as aplicações para mover uma atividade, seja direta ou indiretamente, feita na produção de bens e vendas dos produtos.

Segundo LEONE (1997), esse define o custos ao valor dos fatores de produção consumidos por uma firma para produzir ou distribuir produtos, ou ambos, é tudo aquilo que é gasto ligado diretamente ao produto, exemplo: valor de insumo usado na fabricação dos produtos de uma empresa, matéria prima embalagem etc.

A despesa poderá definir como um gasto, que é necessário para a obtenção de lucro. As despesas são gastos que não se identificam como um processo de transformação o redução de bens de produtos, podendo ser também como um apoio para que as organizações atinjam seus objetivos, Exemplos salários, administrativos, telefones etc. podendo ser gastos que influenciam na receita, são gastos que a empresa precisa ter, mas que diminuem apenas a receita, não gerando nenhum beneficio.

Não podemos esquecer-nos de dizer que a separação de custos de despesas é muito importante, pois as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto somente os custos relativos aos produtos vendidos terão idêntico tratamento. Os custos relativos aos produtos em preparação e aos produtos acabados que não tenham sido vendidos estarão ativados no estoque destes produtos. Ao considerarmos a despesas como operacionais como componentes do custo podem afetar a tomada de decisão. Dái a importância de analisar; com a utilização do método de custeio por absorção ou de custeio pleno pode afetar a tomada de decisão de uma empresa. 
Exemplo: quando um produto é exposto para vender, tanto em agranel, quanto em uma pequena quantidade, seu custo termina-u quando do término de sua produção. Como a embalagem só é aplicada após a venda, deve ser tratada como uma despesa. Por outro lado os produtos já serem colocados nas embalagens para venda de forma diferente, então seu custo total inclui o do seu condicionamento ficando ativados por este montante. Segundo, BACKER E JACOBSON (1973, P.204), a principal vantagem do custeio pleno é que ele assegura a recuperação total dos custos e das despesas, e a obtenção de uma margem planejada de lucros.

Classificação dos custos

Vamos agora discutir sobre custos diretos e indiretos e seus conceitos e a necessidade de separação de custos.
Custo direto é aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado. No momento de sua ocorrência, isto é esta ligada diretamente a cada tipo de bem ou função de custos. Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no calculo dos produtos. Vamos citar agora alguns exemplos de custos diretos; matéria-prima consumida, mão-de-obra dos funcionários- em algumas ocasiões a mão-de-obra pode ser um custo indireto. Podemos dizer que alguns casos as parcelas de recursos são consumidas apenas por um tipo de produto, e este fato e fácil e objetivamente identificado, seja devido à observação simples ou a sistemas automatizados, como controle eletrônico de vazão, quadros de distribuição de energia etc..

O custo direto tem a propriedade e ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais? produtos ? individualmente considerados. Os custos diretos constituem todos aqueles elementos de custos individualizáveis com respeito ao produto ou serviços isto é se identificam imediatamente com a produção dos menos, mantendo uma correspondência proporcional.

Os custos indiretos é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de um bem ou função de um custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados as causas correlatas como mão-de-obra indireta, reata por horas/homens da mão-de-obra direta gastos com energia com base em horas/maquinas utilizadas etc..

Os custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados com um objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio? área do produto? Os custos indiretos são alocados aos objetos de custo por meio de um método de locação de custo denominado rateio. Entretanto nada impede que a empresas principalmente as comerciais, por exemplo; lojas de departamento e supermercados; classificam suas despesas diretas e indiretas?.

Atribuir-se parcelas de custos a cada tipo de bem ou função por meio de critérios de rateio. É um custo comum a muitos tipos diferentes de bens, sem que se possa separar a parcela referente a cada um, no momento da ocorrência. Ou ainda pode ser entendido, como aquele custo que não pode ser atribuído? ou identificado? diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. 
Exemplos: mão-de-obra indireta é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não são mensuráveis em nenhum produto ou serviços executado, como a mão-de-obra de supervisores, controle de qualidade etc..
Portando é necessária a separação dos custos, por que ficará mais fácil a identificação do custo real do serviço prestado. Esse método é muito importante para que o administrador possa determinar os preços dos serviços e a margem do lucro adequada às estratégias e outros. Também evita o desperdício e aumenta o lucro da empresa.

Apuração dos custos do período

O conteúdo que irei apresentar agora também é de extrema importância, ele é um conjunto de processo que define a forma como é efetuada a apuração dos preços de transferências e conseqüentemente o resultado de cada atividade. 

O sistema de custeio poderá ser reais ou teóricos, no sistema de custeio real os preços de transferência são somados com base em custos reais, e no teórico os preços de transferência não são obtidos com base nos dados da exploração, más com base nos dados externos.

Os custos são gastos que a organização realiza com de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o com o apenas resolvendo-o ou o de cumprir com o seu serviço comprado. Uma diferença básica para a empresa é que ?custo? traz um retorno financeiro e pertence à atividade afim, pela qual a entidade foi criada (determinada no seu contrato social na cláusula do objeto). Já a despesa é um gasto com a atividade meio, e não gera retorno financeiro, apenas propicia certo? conforto?, ou informalidade ao ambiente empresarial. A razão para se classificar os gastos correntes de uma empresa em despesas, e custo que o primeiro vai direto para o resultado do período. Já o custo irar informar um estoque na produção de um bem e na sua realização (venda), será levado ao resultado o que poderá levar meses ou até anos.

Vamos agora citar os principais tipos de custeio, e o que cada um deles representa:

- Custeio direto (ou variável): sendo um método de custeio usado para alocação apenas dos custos variáveis ao produto. Segundo LEONI, o sistema de custeio variável ou direto é um método que considera apenas os custos variáveis de apropriação direta, como custo do produto, ou serviço;
- Custeio por absorção (ou integral): o sistema de custeio por absorção é o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tornando como base todos os custos da produção, incluindo os custos diretos e indiretos, fixos ou variáveis. Segundo MEGLIONI, o custeio por absorção é o método que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção que de forma direta ou indireta, assim todos os custos, seja eles fixos ou variáveis são absorvido pelo produto;

- Custo padrão: são custos pré-determinados, porém diferentemente dos custos estimados, são calculados com base em parâmetro operacionais, e utilizados em operações repetitivas de produção, onde não compensaria calcular o custo individual de cada repetição; 
- Custeio ABC: a locação dos custos indiretos é baseada na atividade relacionada;
- Gecom: ou modelo, gestão econômica é um modelo de mensuração de custos baseados em gestão por resultados econômicos, reconhecido também por GRID ECONOMIC AND BUSINESS MODELS WORK;
- Custo meta: este é reconhecido também por TARGET COSTING, é uma estratégia de gestão de custos que a partir do preço de mercado e de uma margem de lucros desejada, estabelece um teto de custos para os produtos de serviços.

Segundo MOSCOVE, (2002) A contabilidade é a área do conhecimento que não se distancia de toda rede que faz parte de todo processo produtivo moderno, inserido na economia globalizada, como substancia integrante da mistura da produção da tecnologia como principal base da economia dinâmica moderna. Sendo que a contabilidade assume uma postura efetivo sistema de informação, sem atual a evolução dos negócios estria comprometida. 

Segundo SILVA (, 2008) A contabilidade de custos encontra-se interinamente relacionada com a medição do ciclo operacional interno das organizações, onde procura inferir as variações patrimoniais do mesmo, como a contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio individual da empresa, fica patente a influencia do segmento na mensuração das riquezas da célula da social.
Enfim, espero que este trabalho possa passar a vocês leitores, um pouco do conhecimento da historia e da importância da contabilidade de custos, sei que não é suficiente, más dará a vocês uma noção do que é realmente esta ferramenta tão importante representa para as empresas em geral e para nossas vidas, tendo também as referencias bibliográficas vocês poderá acessá-las para aprofundar mais o assunto, sendo uma base para o melhor esclarecimento sobre o conteúdo apresentado. Artigos de grandes profissionais, professores e de grandes mestres da área de contabilidade.

Por: André Cardoso dos Santos