terça-feira, 10 de abril de 2012

Construa sua própria imagem!


Sua imagem de sucesso profissional é projetada através de sua fala, 
gestos, relacionamento face a face, comunicação escrita e aparência 
que resulta em formação de networking.


As pessoas de sucesso acreditam que seu sucesso é atribuído a um padrão de benefício mútuo nas relações interpessoais, tanto quanto à capacidade técnica ou conhecimento do negócio almejado. Sua comunicação e imagem apresentada criam sua primeira impressão, que muitas vezes torna-se uma impressão duradoura.


Quer uma imagem mais profissional? Quer ter mais prática com o networking profissional?

O “como você se apresenta” é o primeiro passo na construção dessa rede de contatos mutuamente benéfica. Em uma reunião é comprovado que a maioria das pessoas tomam decisões sobre um novo conhecimento ou concluem sobre alguém dentro dos primeiros trinta segundos a dois minutos de interação, sabe o ditado “A primeira impressão é a que fica?”, é disso que estou falando. E não se esqueça: o corpo fala, muitas vezes vocênão precisa nem começar a falar, mas sua postura, seu olhar, tom de voz fala muito sobre você! Como o poder de captar uma imagem no cérebro é rápido demais não tens tempo para procurar causar uma boa impressão.


Quando queremos transmitir quem nós somos para o outro a maior parte da nossa comunicação se torna não verbal, principalmente quando é o primeiro contato, tendo algo em torno de 7% de linguagem por palavras. Aproximadamente 37% de uma primeira impressão estão baseados em seu tom de voz e por telefone ou via Internet com uso de vídeo conferência se intensifica para mais de 80%. Então se é seu objetivo causar uma ótima primeira impressão atente para quatro fatores:


Aparência;


Você se preocupa com sua aparência? Você é o que acredita ser? Tem mais rótulo e embalagem? Cuide de sua saúde, utilize vestuário adequado e atente-se aos pequenos detalhes, mas lembre-se que é mais válido o conteúdo!


• Interação interpessoal;


Qual o seu nível de interação interpessoal? Estás frequentando os mesmos lugares sempre? Procure lugares que não costumas frequentar e conhecer pessoas novas! Em festas ou eventos sentas com os conhecidos ou procuras quem ainda não conhece?


• Interação escrita;


Já viu como seu contato escreve nas mídias sociais ou por e-mail? Ninguém merece ler algo por alguém com erros de português, não é?


• Networking.


Networking é indispensável para uma melhor colocação profissional, aumente sua felicidade. Mesmo estando empregado não podes menosprezar essa ferramenta de colocação e recolocação profissional, pois não sabemos o dia de amanhã… Lembre-se: O mundo dá voltas!
Sua imagem de sucesso profissional é projetada através de sua fala, gestos, relacionamento face a face, comunicação escrita e aparência que resulta em formação de networking. Desde que o homem se diz homem ele cria redes de contatos informais, porém a atenção nos últimos anos concentra-se na sistemática construção de relacionamentos profissionais com amigos e amigos de amigos. Cada pessoa pode se comportar como um “conector” e esses conectores atuam facilitando a interação entre pessoas. Seja para indicar um filme, evento, um restaurante ou apresentar um amigo.


Em um ambiente cada vez mais competitivo que vivemos (e viveremos) já não basta ser bom, é preciso parecer bom e mais ainda, ser único! Na vida pessoal e profissional é exigido construir uma identidade visual e mostrar quem você é, deixe de ser coadjuvante para ser protagonista no mundo. “Venda” uma imagem expressiva de si mesmo, e não quem você não é! “O que limita as pessoas é o fato de elas não terem coragem ou imaginação para estrelarem seus próprios filmes.” Tom Robbins.


Se você não está provocando a reação esperada nas pessoas, precisa analisar sua mensagem e também a maneira como a transmite. Seu objetivo deve ser causar “UAU” nas pessoas aonde você chegar! E mais importante de tudo: Seja sempre você mesmo independente do que pensam ou falam, pois não existe algo pior para o ser humano do que a perda de sua essência! Espero que na próxima reunião, apresentação na faculdade ou trabalho, assim como a participação em uma festa ou uma entrevista de emprego e possa alcançar seu objetivo porque causou “UAU” na outra pessoa! Bom networking!


Saulo Andrade