segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Relacionamento Interpessoal para Superação



Somos seres sociais por excelência e dependemos do relacionamento para nossa evolução, mas sabemos das grandes dificuldades desta arte. Comecemos por analisar a verdade. Ela sempre tem três lados: a minha verdade, a sua e a real. Quando não temos a predisposição de ouvir as duas partes corremos o risco de uma atitude injusta e por mais que analisemos cada verdade ainda assim temos a probabilidade do erro. No caso de um relacionamento a dois quando é que temos a decisão de pedir intervenção de um terceiro para nos orientar? Situação difícil de acontecer principalmente quando se trata de afetividade.

A palavra COACH, hoje muito aplicada principalmente no mundo corporativo, nos agracia com uma nova ordem comportamental. A palavra chave desta prática é NÃO JULGUE. Não nos é dado o poder de parar o cérebro de ninguém e por isso haverá sempre conjectura sobre comportamento de quem se relaciona conosco. Ter compaixão, tolerância, paciência são tônicas hoje treinadas nos conceitos de COACH ESPIRITUAL. Respeitar a individualidade humana e promover o seu próprio respeito é hoje um grande ponto na qualidade de vida e nas mudanças necessárias para consolidar relacionamento a dois.


RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PARA SUPERAÇÃO necessita de propósitos e disciplina na prática de atitudes que não ferem quem amamos. Achei interessante a atitude de um casal que num momento prazeroso questionaram – por que brigamos se é tão bom viver como estamos agora? - É mesmo, respondeu o parceiro. Surgiu então a idéia de escolher um dia da semana em que tratariam de todos os seus aborrecimentos. Chamaram este dia de o dia da irritação. Combinaram que seria no meio da semana, numa quarta feira talvez, o grande dia de saneamento dos desconfortos do relacionamento. Passaram numa papelaria e compraram para cada um uma cadernetinha e passaram a fazer as anotações para discutir no dia combinado. Chegado a hora assentavam um de frente ao outro e tiravam o par ou impar par saber quem começava. A proposta era de ouvir e procurar compreender e ter um propósito de mudança ou uma explicação honesta na impossibilidade. Na maioria das vezes acabavam em risos e confraternização.


No mundo corporativo quando foi que você se propôs, ainda que mentalmente, estar no lugar do outro que te desconfortou com suas atitudes? Muitas vezes criamos o julgamento e nos recusamos a pensar na situação, porque queremos sempre ter razão. O certo seria escolher entre TER RAZÃO ou SER FELIZ. Qual seria a sua escolha?


A empatia confere a você o poder da simpatia. Faça sempre o melhor que pode e consolidará seu relacionamento interpessoal, mesmo que não lhe seja tão agradável seu ambiente. Por uma questão de inteligência a prática de fazer o melhor lhe conferirá o prazer de gostar do que tem que ser feito.


As palavras do mestre DEEPAK CHOPRA acima nos mostram a realidade que sempre praticamos. Sempre fazemos uso do melhor recurso que temos no momento, ainda que no segundo seguinte pudéssemos ter novas alternativas, mas naquele momento era tudo que tínhamos de melhor.


RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PARA SUPERAÇÃO exige que você medite sobre suas crenças e valores e descubra se não há algum exagero comprometendo o que você tem de maior estima.


A sua jornada de SUPERAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL exige autoconhecimento profundo, pois dele vem o controle das emoções e a possibilidade da tomada de atitudes estratégicas. Somente assim você torna-se o Líder de sua Própria Vida! 


FONTE: www.rhportal.com.br
POR: Layr Malta