quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você estuda marketing? Você precisa saber perguntar; Veja as dicas



Fazer muitas perguntas pode ser o ideal para uma análise completa sobre a empresa que atua e como ela se relaciona com clientes e colaboradores. Os profissionais da área de vendas e em especial de marketing precisam ter uma ampla visão do que a empresa que os contratou deseja. Algumas perguntas amplas, que não são respondidas apenas com "sim" ou "não" podem contribuir muito para essa análise final. 


Além de coletar informações importantes e estabelecer confiança com o colaborador, elas dão uma perspectiva maior de aceitação. Além disso, o cliente também participa ativamente na hora da discussão das vendas.

Reunimos algumas perguntas que servem para qualquer que seja a sua área. Confira:

O momento de coletar informações

# O que levou você / sua empresa a olhar para isso?
# Quais são suas expectativas / requisitos para este produto / serviço?
# Qual processo você efetua para determinar as suas necessidades?
# Como você vê isso acontecendo?
# O que é que você gostaria de ver realizado?
# Com quem você já teve sucesso no passado?
# Com quem você teve dificuldades no passado?
# Você pode me ajudar a entender isso um pouco melhor?
# Como é que o processo de trabalho agora?
# Que desafios o processo tem?
# Quais são as melhores coisas sobre este processo?
# Que outros itens devemos discutir?

Sobre a qualificação

# O que você vê como as etapas da ação que vem?
# Qual é o seu cronograma para a implementação deste tipo de serviço / produto?
# Que outros pontos e dados devemos saber antes de seguir em frente?
# Qual o orçamento deste projeto?
# Quais são seus pensamentos?
# Quem mais está envolvido nesta decisão?
# Que preocupações você tem?

O que é preciso para estabelecer a confiança e a credibilidade

# Como você se envolveu em ...?
# Que tipo de desafios você está enfrentando?
# Qual é a prioridade mais importante para você com isso? Por quê?
# Que outras questões são importantes para você?
# O que você gostaria de ver melhorado?
# Como você mede isso?
 Fonte: Universia Brasil