terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Criatividade: A Regra Nº. 1 da Empresa

não tenha medo de ser criativo, seja ousado, confie em você.
por: Beto Mansur

Em tempos de concorrência acirrada, a criatividade é o elemento essencial para se destacar no mundo empresarial.

No século IV a.C., o filósofo Sócrates defendeu que o homem tinha duas ações importantes: a busca de conhecimentos e a expansão de ideias, ou seja, da imaginação.
O ato de expandir ideias é o poder intelectual que o homem tem de criar novos produtos ou serviços que venham fazer diferença frente à concorrência.
Até o final dos anos de 1980, o profissional tinha como tendência, seguir a maioria. Mas, atualmente, as ações da maioria não passam de uma mesmice e este caráter, não vence a concorrência. Então, isso não serve para a atualidade do empreendedor.
Hoje, frente à concorrência, temos que fazer a diferença.
O empreendedor tem que perceber, antes dos concorrentes, qual o produto ou serviço que o mercado está necessitando.
No dia-a-dia, temos interessantes ideias e como alguns não têm a iniciativa de anotá-las, elas acabam caindo no esquecimento e dessa forma, não podemos aproveitá-las. Às vezes, nossa mente pode falhar.
Assim, ao brotar das ideias, tenha a ação imediata de anotá-las, para depois, passar para o Caderno de Novas Ideias. Você já teve essa ideia? O ato de anotar ideias é uma atitude prática de se armazenar e manobrar ideias, que aos poucos, ganharão forma.
No início do século XX, Henry Ford teve notícias da criatividade e da iniciativa de um jovem conhecido como Renault. Este empreendedor decidiu participar, na França, de uma corrida de carroças puxadas por animais. Esse francês teve a criatividade de substituir a força animal, pela força de um motor de 2 HP.
Final da história: Renault, embora com a propulsão de um motor à combustão interna, perdeu a corrida, não desistiu da ideia e passou a estudar como melhorar o uso de um motor em carroças.
Nos EUA, Henry Ford decidiu discutir tal criatividade e iniciativa com Tomas Edson – o inventor da lâmpada elétrica. Depois de apresentar suas ideias, Edson respondeu a Ford: - é por aí!
Ford, que vinha de uma família de construtores de carroças, passou a desenvolver sua criatividade quando estudou a maneira de como instalar um motor e apresentar aos seus potenciais clientes, um novo produto útil e prático.
As carroças produzidas pelos Ford tinham um custo em torno de 500 a 800 dólares. Além do custo elevado, a encomenda, por ser 100% artesanal, demorava próximo dos sessenta dias para ser entregue aos clientes. Era preciso inovar com os produtos e baixar o custo.
O final da história você já conhece: a criatividade e a iniciativa deram origem ao útil e prático automóvel de baixo custo e da produção racional fordista.
Portanto, seja curioso!
Crie, faça suas ideias ganharem corpo; tenha iniciativa e fique à frente da concorrência.
E mais: quando você começar a anotar suas ideias, você vai se surpreender.