segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cada um no seu Quadrado


Por incrível que pareça, até músicas extremamente populares e de cunho artístico duvidosos podem ter sua sabedoria. Aqui estou eu, começando meu dia e pensando no refrão: Ado aado cada um no seu quadrado...

Pois é. Cada pessoa tem seu quadrado e no mundo corporativo é melhor identificá-lo o quanto antes. Estou falando dos Perfis Comportamentais

Segundo a metodologia Profiler, definimos os quatro perfis em Executor, Comunicador, Planejador e Analista

Proponho um exercício: Pense no seu trabalho, na sua equipe e tente colocar cada companheiro de trabalho no seu quadrado. Sim, aqui você pode colocar cada um no devido seu lugar!

O Primeiro quadrado é o dos Comunicadores: Sabe aquelas pessoas, Entusiasmadas amigáveis? Pessoas que gostam de contar histórias, são otimistas, mantém o escritório rigorosamente desorganizado e estão sempre gesticulando e sorrindo com os olhos. 

Conseguiu identificar? Se ainda precisa de ajuda pense no colega que sempre chama atenção nas festas e está sempre cercado de pessoas. Este é o Comunicador. 

Agora pense naquele colega líder, que toma a frente das coisas, normalmente se envolve com causas. Ele está sempre fazendo muitas coisas, com pressa e atrasado, é impaciente, impulsivo tenta tomar conta de tudo, é direto ao falar e mantém contato visual firme. 

Normalmente é o que vibra com cada desafio e mergulha neles de corpo e alma até conseguir o melhor resultado.Conseguiu identificar? Você acaba de descobrir que tem Colegas Executores.

Agora preste atenção: Procure um colega mais reservado, pacífico, calmo, sempre disposto a ajudar. Aquela pessoa diplomática que pode ter um ritmo lento e reações mais demoradas. 

Este colega é um bom ouvinte e mantém a mesa bem organizada. Achou? Estes são os queridos Planejadores. Mas antes que você o eleja como o Perfil do ano, cuidado.

Planejadores são vulcões que demoram a entrar em atividade, mas quando acontece...é melhor não estar por perto!

Agora só falta um quadrado. Este é silencioso, organizado metódico e perfeccionista. Tende a evitar o contato visual, Pode parecer “frio”, pouco expressivo, possui um questionamento preciso e lógico. Possuem poucos mas bons amigos e costumam ser muito leais, ao ponto do autosacrifício. São pessoas sensíveis, calmas e prontas a organizar sua vida. Acabamos de identificar um Analista.

Pronto. Agora que você já identificou os 04 perfis e os colocou nos devidos quadrados. É bom lembra-se que as pessoas não podem ser enquadradas em apenas um perfil. 

Normalmente elas possuem dois perfis predominantes e Rótulo nunca é bom. 

Conhecer o perfil comportamental das pessoas é uma excelente ferramenta de Gestão de Pessoas e Gestão da própria vida! Você pode trabalhar o Aumento de performance, Gestão de conflitos, Coaching e PDI.

Nos próximos encontros falaremos de cada perfil sob a perspectiva feminina numa série de quatro artigos que chamaremos de Perfil de Mulher. Não Perca!

Autora: Monica Hauck - Diretora Executiva da Solides