segunda-feira, 9 de maio de 2011

Tudo pelo lado pessoal...

Texto: LUIZ MARINS
Fonte: www.anthropos.com.br





Porque muitas pessoas tomam tudo o que se dala como crítica pessoal?

Porque ficam ofendidas e reagem com violência a qualquer crítica feita ao seu trabalho ou qualquer comentário que se faça?
Porque há pessoas tão difíceis de se relacionar?



Um dos maiores obstáculos ao bom relacionamento nas empresas e mesmo em situações pessoais, está no comportamento de pessoas que tomam tudo o que se escuta como se fosse dito com segundas intenções, como indiretas, como ofensas dissimuladas, como ofensa pessoal.

Basta um comentário e essas pessoas parecem explodir em raiva numa atitude defensiva em relação a uma ofensa que só existiu na cabeça delas mesmas.

Tenho visto isso acontecer hoje com uma frequencia maior que há alguns anos atrás. Tenho a impressão de que as pessoas não conseguem mais separar a pessoa do erro. Tomam tudo pelo lado pessoal.

Quando somos chamados à atenção, não devemos ficar ofendidos. Não é a nós como pessoas que se está criticando e sim a alguma coisa que tenhamos feito. É simplesmente isso!!

O que se pode ter sido errado é algo feito, dito ou idealizado e não se pode ficar com o sentimento de que "eu sou errado". Cometeremos a vida toda, erros que poderão ou não ser corrigidos, mas não se pode atrelar a vida a isto, nem cultivar tal sentimento ou remorso.

Sobretudo o gestor deve cuidar da forma como se fala a uma pessoa sobre um erro cometido.

Não se deve dizer VOCÊ É ERRADO, ou VOCÊ ESTÁ ERRADO!!
Diga: Você cometeu um erro.

Todos nós cometemos erros e se os levarmos como defeitos de nosso ser, estaremos comprometendo seriamente nossa autoestima e de nossos colaboradores e fazendo um erro conceitual.

Não se trata de tolerância e resiliência paternalista, mas de respeito e apoio para evitar a repetição de novos eventos ainda mais nocivos e negativos.

O relacionamento entre as pessoas deve permitir lealdade e franqueza. Se eu tomar todas as críticas feitas a mim pelo lado pessoal, deixarei de receber feedback´s de melhoria, as pessoas deixarão de me dizer a verdade e ficarei ignorante dos meus erros. Perderei a oportunidade de corrigir meus defeitos e fazer algo de uma maneira melhor.

Há a oportunidade, na correção e no apontamento do erro, de se fazer melhor. Portanto aceite as críticas, pois elas te darão grandes chances de corrigir seus defeitos. Veja naquele que é capaz de fazer a crítica a você, como uma grande amigo e parceiro. O inimigo falará de você pelas costas, não se importará com a consequencia dos seus atos, por isso não corrigirá você!

Não tomemos tudo pelo lado pessoal! Dê-mos um crédito a nós mesmos e acreditemos que as pessoas que realmente se importam conosco, mesmo não gostando ou aprovando algo que erroneamente tenhamos feito, continuarão ao nosso lado, serão ainda nossos companheiros, colaboradores e parceiros.

Pense nisso!! Sucesso.