sexta-feira, 29 de abril de 2011

Inseparáveis: Finanças Pessoais e a sua Vida Profissional


Passar por um período de dificuldades financeiras não é nada agradável. E todos que já tiveram esta experiência (ou estão passando por ela) sabem que esta situação traz consigo alguns efeitos colaterais, que acabam influenciando outros aspectos de nossa vida. Gostaríamos de analisar aqui de que maneira as nossas finanças pessoais acabam influenciando o nosso trabalho.

Diversos estudos mostram os impactos negativos que os problemas financeiros causam no desempenho profissional das pessoas. Mas seria possível listar cada um desses impactos e como eles afetam a produtividade profissional?

terça-feira, 26 de abril de 2011

Álbum de imagens de gestão

Como é difícil você encontram a imagem adequada para formatar seu trabalho, digo isso porque sei bem como é.
Foi pensando nessa dificuldade que resolvi compartilhar com vocês várias imagens que tenho arquivadas no PicasaWeb e que agora estão disponíveis para download.
A partir de hoje o link estará disponível no canto superior direito do blog, ou você pode acessar clicando aqui.
Caso você queira compartilhar fotos/imagens pode me encaminhar por e-mail andersonplinio@gmail.com.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como fazer seu trabalho aparecer

Download 10Mb
FONTE: Você S/A edição 130
DATA: Abril de 2009
RESUMO: Aprenda com pessoas comuns e ideia simples a ter resultados extraordinários:
- o novato que aumentou as vendas em 30%

- o analista que fez a empresa economizar 
- a gerente que lançou um produto em tempo recorde
- o diretor que evitou a perda de milhões de reais.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Como se manter ocupado enquanto desempregado

Reduções frequentes de pessoal, recolocações e reorganizações internacionais são a norma no mundo atual. Mas independente de estar sem trabalho por um mês ou um ano, você já pode estar se sentindo enferrujado. Além disso, a cada entrevista surge a delicada questão sobre porque você ficou desempregado por tanto tempo. Não se preocupe! As dicas abaixo mostram como você pode, com a abordagem correta, minimizar as dúvidas das futuras empresas e maximizar suas chances de ser recontratado. 

Mantenha-se atualizado

Quando está sem trabalhar por um período prolongado de tempo, você precisa se empenhar mais ainda na sua busca do que alguém que está empregado, o que significa que você precisa encontrar formas de aumentar o seu valor empregatício.

Mantenha-se atualizado com as últimas tendências e com o desenvolvimento no seu setor lendo jornais e revistas especializadas, fazendo cursos relacionados com a sua carreira e frequentando conferências e eventos do seu setor. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Você está demitido

Não importa o motivo, a hora da demissão é muito traumática tanto para
quem dá a notícia quanto para quem recebe...
Não importa o motivo, a hora da demissão é muito traumática tanto para quem dá a notícia quanto para quem recebe. O desligamento pode se dever a problemas de desempenho ou conduta, deméritos óbvios do funcionário, ou reestruturações corporativas, demérito da instituição: a notícia sempre causa alguma indisposição entre o empregador e o empregado. Entretanto, as demissões são parte inevitável da rotina de uma empresa. Como executá-las, então, de uma maneira mais natural? 

Segundo Daniela do Lago, especialista em comportamento corporativo, o grande segredo é nunca permitir que a demissão ocorra de supetão. Tanto em casos de reestruturação quanto em problemas de conduta, os feedbacks são imprescindíveis. "É fundamental que o processo demissional se dê após alguns alertas preliminares.
Feedbacks bem feitos facilitam e evitam surpresas na hora da demissão", afirma.
Para a especialista, é importante também que o líder dê a notícia, e não terceiros. Assim como é o líder quem contrata e desafia o liderado em sua trajetória na empresa, é também ele quem deve conduzir o processo de demissão. "Pesquisas indicam que 80% das ações trabalhistas são geradas pela falta de respeito na forma como o líder conduz o processo de demissão", salienta Daniela.

Charge da Semana

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mapeamento Cultural = Sucesso de Fusões


Localizamos esta semana um artigo interessante que fala sobre a importância da comunicação e do mapeamento cultural nos processos de fusão. Trata-se de um estudo feito por dois consultores da William Mercer, Scott Anderson e Jason Jarros, que revelou que o sucesso de uma fusão é uma "auditoria cultural", tão ou mais importante que a financeira. Resumi-se ao fato de quando duas empresas se unem, um bom processo de comunicação é essencial para que a integração seja positiva e a fusão não resulte em algo desastroso. 

A maneira como a comunicação é conduzida antes, durante e depois da fusão é fundamental para que haja integração de toda a equipe na nova organização. 
Os consultores afirmam que quando as empresas realizam fusões e aquisições, precisam fundir mais do que negócios, precisam fundir culturas. 
"Mais importante do que fazer com que a cultura B se adapte à cultura A ou vice-versa, é fazer com que a junção das culturas A e B forme a cultura C", exemplifica Paulo Paixão, líder da área de Comunicação Estratégica da William Mercer para o Brasil. 
Depois de diagnosticados todos os processos cotidianos das empresas, é necessário iniciar um processo de comunicação claro e transparente, que transmita segurança aos funcionários. É preciso adaptar o discurso a cada público. 
"Os executivos das empresas devem perceber a importância da unificação cultural e deixar de enxergar a mídia como único meio de comunicação necessário. É essencial nvestir em comunicação interna para atingir o principal público no momento de uma fusão: os funcionários", aconselha Paulo. O profissional dá o recado: "gerencie as expectativas e lembre-se que toda fusão é um momento de transição lógica envolvido por uma transição muito maior: a emocional".

Como fica a Cultura Organizacional em um Processo de Fusão?


Em um ambiente cada vez mais concorrido, mutante e imprevisível, consequência da globalização, muitas empresas optaram pelo modelo de gestão fusão para continuar operando no mercado com relevância e presença em economia global. No entanto, as empresas que optam por esse processo se encontram em um grande desafio, que é o da consolidação das culturas organizacionais das empresas fundidas.

 Primeiramente é importante identificar o que é “cultura organizacional” e os estudos da comunicação e da administração para conceituar o que seria este termo. Para SOUR (1999) “ a cultura não se resume à somatória das opiniões dos agentes que a partilham, pois, tem vida própria e é uma das dimensões da organização”. Já BARROS (2001) resume cultura organizacional como uma construção social e coletiva que resultaria da interação entre pessoas e grupos, organizados em unidades que considera estáveis
 Para começar essa reflexão, é importante ressaltar que a multiculturalidade tem se tornado uma forte característica em equipes de trabalho com pessoas de diversos países e diferentes nacionalidades. Para lidar com esse contexto os líderes têm que pôr em prática a sua habilidade de inter-relacionamento cultural. Esse multiculturalismo traz vantagem competitiva por combinar o melhor dos traços culturais e inovação, flexibilidade e velocidade para obter sucesso no mundo moderno.

terça-feira, 5 de abril de 2011

As Três Peneiras

Olavo foi transferido de projeto, logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe,
saiu-se com esta:

- Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito do Silva. Disseram que ele...

Nem chegou a terminar a frase, e o chefe apartou:

- Espere um pouco, Olavo. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?

- Que peneiras, chefe?

- A primeira, Olavo, é a da VERDADE. Você tem certeza que esse fato é absolutamente verdadeiro?

- Não, não tenho, não. Como posso saber? O que sei, foi o que me contaram. Mas eu acho que...

E novamente Olavo foi interrompido pelo chefe:

- Então a sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira que é a da BONDADE.

- O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

- Claro que não!!! Deus me livre! - diz Olavo assustado.

Então, continua o chefe, a sua história vazou a segunda peneira. Vamos ver a terceira peneira, que é a da NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou passá-lo
adiante?

- Não chefe. Pensando desta forma, vi que não sobrou nada do que eu iria contar - fala Olavo, surpreendido.

- Pois é, Olavo! Já pensou como as pessoas seriam bem mais felizes se todos
usassem essas peneiras? - diz o chefe sorrindo e continuou:

- Da próxima vez em que surgir um boato por aí, submeta-o ao crivo das três peneiras:

VERDADE - BONDADE - NECESSIDADE, antes de obedecer ao impulso de
passá-lo adiante, porque:

PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS.
PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS.
PESSOAS MESQUINHAS FALAM SOBRE PESSOAS.